Secretário realiza reunião para discutir ações preventivas contra o desmatamento

Força-tarefa é fator fundamental para o resultado das operações

Na manhã desta terça feira (15), o Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, recebeu o Vereador Gilberto Natalini para tratar de assuntos relacionados à devastação do remanescente de mata atlântica da cidade de São Paulo. Na ocasião, foi entregue um dossiê falando sobre o tema, e tendo como destaque o desmatamento das áreas de mananciais da zona sul.

É importante esclarecer que as principais atividades das unidades ambientais da GCM são voltadas à proteção dos agentes públicos durante ações, patrulhamento preventivo e permanente de áreas ambientais ameaçadas de degradação, descarte irregular de resíduos, além da defesa da fauna e da flora.

O Vereador parabenizou as ações de fiscalizações dessas áreas. O monitoramento é feito por meio de rondas motorizadas, patrulhas a pé e conta também com a utilização de drones que sobrevoam, principalmente, regiões de difícil acesso.

As atividades da GCM estão focadas na detecção de ações lesivas ao meio ambiente; bem como a sistematização dessas ações pela Divisão de Defesa e Vigilância Ambiental. As informações também são repassadas às Subprefeituras das regiões e à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, pois é um processo que exige o empenho de vários órgãos em conjunto para obtenção de um resultado.

Também estiveram presentes nesta reunião o Secretário Adjunto, Celso Aparecido Monari; o Subcomandante da Guarda Civil Metropolitana, IS Marcos Valério Pereira Ferreira; o Coordenador do CPIP - Coordenadoria de Políticas Integradas e Parceira, Alexandre Ocampos de Souza; a Diretora do DDVA (Divisão de Defesa e Vigilância Ambiental), Dra Ângela Branco; o IS José Aparecido César Filho; e o IA Jairo Chabaribery, representando o SAE - Superintendência de Ações Ambientais e Especializadas.