Prefeitura de São Paulo atua no combate aos “Pancadões”

Ações integradas da GCM e da Polícia Militar visam coibir a poluição sonora por meio da Lei Municipal do PSIU

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Guarda Civil Metropolitana, segue na realização de ações preventivas com agentes das Subprefeituras, e também em conjunto com a Polícia Militar para inibir a prática de festas noturnas que incomodam o descanso dos moradores, durante o período noturno.

Durante as operações, a GCM realiza apoio à PM para abordagens de pessoas que se aglomeram nas vias públicas, e também são realizados bloqueios conjuntos para realização de abordagens aos automóveis e motocicletas que utilizam som alto e, muitas vezes, estão com a documentação irregular. A GCM já participou de 613 operações na cidade, nas seguintes regiões: 328 (Sul); 74 (Leste); 165 (Norte); e 46 (Oeste).

Por apresentar maior concentração de reclamações de munícipes nas regiões Sul e Leste, a Guarda Civil Metropolitana atua nos finais de semana com 02 viaturas e 06 guardas que realizam o policiamento preventivo com a Polícia Militar, fiscalizando e orientando estabelecimentos comerciais que emitam ruídos fora do horário permitido pela Lei Municipal 16.402, do Programa Silêncio Urbano (PSIU) entre 01h e 05h da manhã.

As ações são coordenadas pelos agentes estaduais e contam com o apoio do município que disponibiliza seus canais de comunicações para o registro das reclamações pelos telefones 156 da Prefeitura de São Paulo e 153 da Central de Telecomunicações da GCM.

O munícipe conta ainda com outra alternativa moderna de atendimento das ocorrências: o aplicativo SP+Segura, que conta com o ícone Perturbação de Sossego, pelo qual o usuário pode fotografar, filmar ou descrever sobre a situação e contatar imediatamente as autoridades municipais por meio de localização georeferencial.

Com o auxílio do aplicativo, a Corporação já atendeu 6.023 ocorrências, sendo 307 pela manhã, 1.065 no período tarde, 4.003 à noite e 648 pela madrugada. Já durante as fiscalizações em conjunto com a PM, 62 ações foram executadas em toda a cidade e, dentre essas, 09 foram conduzidas aos distritos policiais.