Defesa Civil do Município de São Paulo realiza Plano de Contingência para as barragens na cidade

O estudo tem como foco prevenir e reduzir riscos à população

 O município de São Paulo possui algumas barragens que têm como finalidade acumular água para o abastecimento humano, regularizar vazões, gerar energia e lazer. Além disso, duas delas são destinadas ao acúmulo de rejeitos, que são atividades de mineração, situadas em Perus, na zona norte da cidade. Ao longo dos anos, no entorno destas barragens foram sendo ocupadas por moradores, e são consideradas mais vulneráveis.

 

Apesar da classificação de baixo risco de ruptura, estas barragens já vêm sendo monitoradas pelas equipes da Coordenadoria de Defesa Civil (COMDEC), órgão da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Coordenação da Divisão de Prevenção (DPREV) da COMDEC, e um modelo de plano de contingência está sendo elaborado. O objetivo é conhecer e identificar os riscos de desastres no município; e preparar estratégias específicas em uma ação preventiva.

 

O Plano de Contingência da Defesa Civil Da Cidade De São Paulo segue às diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), que atribuiu aos municípios, a responsabilidade de adotarem as medidas necessárias à redução dos riscos de desastres neste segmento, manter a população informada sobre as áreas vulneráveis e observar os protocolos de prevenção e alerta nas ações emergenciais.