Agentes da Defesa Civil participam de seminário sobre soluções de engenharia em áreas vulneráveis

O tema foi apresentado para estudantes de Universidade na zona leste

A Defesa Civil da Cidade de São Paulo participou, na manhã desta terça-feira (08), de uma palestra sobre “Soluções de engenharia em áreas vulneráveis”, no Campus Mooca da Universidade São Judas Tadeu. A finalidade foi apresentar aos estudantes conhecimentos sobre avaliações de áreas de riscos e a estrutura da crosta terrestre para a resolução de problemas gerados pela construção civil.

O seminário contou com a participação de diversos técnicos da área. Foram eles: os professores alemães, Michael Koch e Bernd Kniess, que falaram sobre o “Planejamento urbano local em condições de vulnerabilidade”; o geólogo Ronaldo Malheiros Figueira, que abordou o tema “Geologia na construção e desenvolvimento sustentável no Brasil”; o engenheiro Nestor Kenji Yoshikawa, que explicou sobre “Avaliação de riscos em áreas vulneráveis”; e finalizou com a palestra de Marcos Aurélio Peixoto Silva, trazendo o tema “Tecnologias construtivas para estabilização de áreas de riscos”.

Os conhecimentos obtidos por meio da apresentação dos temas ajudam a reforçar as ações preventivas na cidade, no combate a desastres naturais, tragédias e na fiscalização de estrutura de imóveis edificados.

Com a interação entre técnicos, estudantes e docentes, a Corporação firmou uma parceria com a Instituição de ensino superior, que fornecerá um mini curso sobre Patologia Estrutural. Também estiveram presentes no seminário o Coordenador Geral da Defesa Civil do Município de São Paulo, Rogério Vieira Peixoto; e agentes da Coordenadoria.