Prefeitura de São Paulo chega à reta final de reavaliação de prédios vistoriados

Medida adotada é parte do processo de fiscalização de estrutura de imóveis edificados

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, atingiu no mês de setembro 98% de conclusão das reavaliações dos prédios vistoriados na Capital, com a finalidade de minimizar riscos de desabamentos de edificações.

 

Após a queda do edifício Wilton Paes de Almeida, em maio de 2018, a Administração Municipal realizou vistorias em 51 prédios com moradias, com maior concentração na região central da cidade, para avaliar as condições estruturais, visando orientar os moradores a efetuarem os devidos reparos, por meio de um extrato de recomendações entregue aos proprietários, para que o imóvel possa atender aos requisitos de segurança e, assim, oferecer condições mínimas de conforto e tranquilidade ao cidadão.

 

A Defesa Civil concluiu as visitas técnicas em julho de 2018. Iniciou em maio de 2019, a reavaliação dos extratos de recomendações, para a certificação de que os proprietários das moradias atenderam aos procedimentos estabelecidos pelas equipes técnicas. Após a conclusão destas ações, a Corporação encaminhará à Secretaria Municipal de Habitação, para o prosseguimento do caso, a relação de todos os habitantes que não se adequaram às condições necessárias para uma residência segura.

 

Desde a queda do prédio no Largo do Paissandu, as ações do Município seguem pautadas pelas fiscalizações estruturais, visando dar mais conforto e segurança aos habitantes de edifícios, por meio de intervenções preventivas em locais vulneráveis.