Divisão de Orientação Social - DOS promove palestra sobre a prevenção contra o suicídio

Voluntários do Centro de Valorização da Vida abordaram aspectos comportamentais e o diálogo aberto com pessoas propensas ao desejo de morte

Considerado um dos males do século, o suicídio é um tema tratado em todo o mundo e, atualmente, atinge principalmente jovens e adultos do público masculino, devido a fatores de pressão social, econômicos e mentais. Para trabalhar o tema na gestão pública, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Divisão de Orientação Social (DOS), promoveu na tarde desta segunda-feira (30), dentro das ações do "setembro amarelo", uma palestra sobre a prevenção contra o suicídio para os servidores da pasta, no auditório da secretaria.

Presidida por Sérgio Antônio Batista, Silvia Maria Elias e Elódia Blanco, voluntários do Centro de Valorização da Vida, a palestra tratou sobre as medidas preventivas que podem ser adotadas para oferecer suporte às pessoas que sentem o desejo de tirar a própria vida, como o diálogo aberto e disposição para ouvir sem atribuição de críticas, o sigilo, e o amparo.

Outro ponto destacado abordou os aspectos que influenciam o suicídio, como a solidão, o desamparo, a desesperança, e a falta de atenção; também, como esses aspectos podem ser trabalhados no ambiente familiar e nas amizades.

Ao final do evento, os palestrantes foram homenageados com um certificado de agradecimento.

O Centro de Valorização da Vida é uma associação sem fins lucrativos, voltada ao atendimento voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone 188, e por chat online pelo site: www.cvv.org.br