Secretaria Municipal de Segurança Urbana participa da entrega da Medalha Jânio Quadros

Sessão Solene aconteceu nesta segunda-feira (16), na Câmara Municipal de SP, em comemoração aos 33 anos da Guarda Civil Metropolitana

A Guarda Civil Metropolitana foi criada pelo Prefeito Jânio Quadros, em 15 de setembro de 1986, através da Lei 10.115. Seu lema é: “AMIGA, PROTETORA E ALIADA”, e se caracteriza pela filosofia de proteção comunitária, moderna e preventiva.

Em comemoração ao aniversário de 33 anos de sua criação, foi realizada na Câmara Municipal, em sessão solene, a 5ª edição da entrega da Medalha Jânio Quadros, destinada a guardas civis metropolitanos que mais se destacaram em ações benéficas à população paulistana, e também às personalidades civis e militares.

Na abertura do evento foi cantado o Hino Nacional e a Canção da Guarda Civil Metropolitana, com melodia da Banda Musical da GCM. Na seqüência foi composta a mesa diretora, com a Vereadora Edir Sales, presidente da sessão solene; com o Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira; com a Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, Inspetora Superintendente Elza Paulina de Souza; com o Deputado Estadual Coronel Telhada, e com o Secretário Estadual de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos.

O Secretário José Roberto, participando pela terceira vez dessa importante solenidade, durante seu pronunciamento parabenizou os homenageados e agradeceu a presença de todos, principalmente do fundador da Guarda Civil Metropolitana e primeiro Comandante Geral, Coronel do Exército Brasileiro, José Ávila da Rocha.

Criador do projeto da Medalha Jânio Quadros, quando vereador, o Deputado Coronel Telhada disse que criou a medalha para perpetuar o "muito obrigado" ao guarda, de uma forma oficial, reforçando ser a GCM, uma Polícia Municipal, pois quem está na guerra sabe das dificuldades do dia a dia. Disse ainda, que a medalha é dada a todos os graus hierárquicos, devido à nobreza do trabalho da carreira, que é defender a sociedade, assim como nossa família.

Foram homenageadas personalidades civis, militares e guardas civis. Destacando-se dentre os militares, o Secretário Adjunto de Segurança Urbana Celso Aparecido Monari; o Comandante Fundador da GCM de SP, Coronel EB José Ávila da Rocha; o Secretário Estadual de Segurança Pública, General EB João Camilo Pires de Campos; o Coronel PM Antônio Carlos Mendes; o Comandante do Policiamento da Capital, Coronel PM Vanderlei Ramos; o Comandante do CPOR/SP, Coronel EB Richard Wallace Scott Murray; o Comandante do Policiamento de Choque, Coronel PM Alexandre Gaspar Gasparian ; o Comandante do 13ª Batalhão da PM, Tenente Coronel Vladimir Reis da Silva; o 1º Tenente PM Robson José da Silva Lopes, e o 2º Tenente PM Silvio Rodrigues.

Das personalidades civis, foram homenageados a Presidente do Grupo Hera Artemisul, Lúcia Aparecida Soares Rolim de Freitas Brugnera; o Secretário de Governo, Mauro Ricardo Machado Costa; o Secretário Municipal de Relações Internacionais, Luiz Álvaro Salles Aguiar de Menezes; o Secretário Executivo do Gabinete do Prefeito, Fábio Augusto Martins Lepique; o Subprefeito da Lapa, Leonardo William Casal Santos; o Subprefeito da Sé, Francisco Roberto Arantes; o Diretor da EMASP, Humberto Luís Braga Alves Mendes; o Chefe da Divisão de Repreensão ao Contrabando e Descaminho da 8ª Região Fiscal, Alan Towersey; o Delegado Chefe do Controle de Armas e Produtos Químicos - SINARM, da Polícia Federal, Diógenes Perez de Souza, e o Investigador de Polícia Civil de SP, Márcio Rodrigues.

Da Guarda Civil Metropolitana foram homenageados servidores, distribuídos por hierarquia, desde os Inspetores Superintendentes, ao mais novo 3ª classe, reconhecendo-se assim, o mérito pessoal e a importância de todos os profissionais dentro da carreira.