Os cuidados com a saúde para enfrentar a baixa umidade na Cidade de São Paulo

A Coordenação Municipal de Defesa Civil da Cidade de São Paulo decretou às 14 horas, desta quinta-feira (12), Estado de Alerta para Baixa Umidade (quando os a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%)

 

 

 

Nesta segunda-feira (11), a Cidade de São Paulo também esteve em Estado de Alerta para baixa umidade, às 15h10, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo. Esta condição meteorológica, dificulta a dispersão de poluentes, favorece a formação e propagação de queimadas e prejudica a qualidade do ar, nos grandes centros urbanos. Além disso, esta condição afeta diretamente as pessoas.

 

Hoje, o paulistano vem enfrentando o forte calor, com a temperatura máxima podendo atingir os 34°C. Para tanto, nestas condições, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, é preciso que o cidadão tome alguns cuidados, tais como:

 

* Pessoas com (doenças crônicas cardio-respiratórias e metabólicas) e idosos maiores de 65 anos, devem evitar fazer exercício físico de moderado a intenso;

* Independente da idade do praticante, devem ser evitados exercícios físicos intensos em vias de elevado tráfego de veículos;

* Manter hidratação adequada; em crianças, idosos e em indivíduos que permanecem em locais com ar condicionado;

* Umidificar o ambiente com vaporizador, umidificador ou recipientes com água;

* Manter toalhas úmidas no quarto; passar pano úmido no chão e sobre os móveis, e molhar o jardim;

*Utilizar soluções oftálmicas, várias vezes ao dia;

* Utilizar soro fisiológico (sem vasoconstritor) nas narinas, várias vezes ao dia;

*Evitar banhos com água muito quente;

*Utilizar cremes hidratantes para a pele, e protetor labial;

*Evitar aglomerações de pessoas;

*Não fazer exercícios entre 12h00 e 18h00;

*Tomar, no mínimo, dois litros de água por dia e,

*Ingerir alimentos ricos em líquidos, como frutas.


Na cidade de São Paulo existe o "Plano de Contingência para Situações de Baixa Umidade". Este plano é colocado em prática em qualquer época do ano, nos momentos em que a umidade relativa do ar atingir o índice de 30% e apresentar tendência de decréscimo, de acordo com as informações meteorológicas fornecidas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Participam desse trabalho multidisciplinar e intersetorial, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde-SMS; Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente-SVMA; Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras-SIURB/Centro de Gerenciamento de Emergências-CGE; Secretaria do Governo Municipal-SGM; Secretaria Municipal de Defesa Urbana/Coordenadoria Municipal de Defesa Civil-COMDEC; que têm como objetivos, entre outros, o estudo dos efeitos à saúde, decorrentes do clima e da poluição do ar, e a proposição de medidas mitigadoras para estes efeitos sobre a municipalidade.