Secretário Municipal de Segurança Urbana realiza reunião com agentes da Defesa Civil

O encontro teve como objetivo esclarecer sobre o empenho nas melhorias de condições de trabalho

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a Defesa Civil do Município de São Paulo promoveram uma reunião, nesta quarta-feira (28), para informar aos servidores sobre o empenho da administração, e sobre os processos que estão em andamento, referentes às questões das melhorias de condições de trabalho e das instalações e equipamentos.

De acordo com o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Rogério Vieira Peixoto, na área operacional, foi discutida a implantação de Procedimentos Operacionais Padrão – POP nas ações de Defesa Civil, o que trará maior segurança aos servidores. Neste primeiro momento, serão implantados 25 POPs e, conforme a necessidade, outros serão incluídos futuramente.

O Secretário da Pasta, José Roberto Rodrigues de Oliveira, também divulgou uma importante notícia sobre a entrega de 16 viaturas zero KM para a Defesa Civil. A previsão contratual é de que sejam entregues até 30 de setembro de 2019. “Além das viaturas que chegarão, já foram entregues materiais e uniformes, tudo para melhorar as condições de trabalho dos servidores”, concluiu o Secretário.

Desde o início de 2019, estão sendo adquiridos uniformes e equipamentos de proteção individual para todos os servidores da Defesa Civil. Dentre os itens, estão: jaquetas impermeáveis, camisas, calças, botas, capacetes, coletes, máscaras de proteção, além de materiais operacionais que estão em processo para aquisição e 200 motosserras que já foram adquiridas em 2018.

 Também é importante esclarecer que, estrategicamente, foram realizados remanejamentos de 04 das 09 Equipes de Resposta, que atuam na capital, para locais mais adequados para a atividade.

Além das novidades citadas, ainda há uma previsão de aquisição de mais 25 viaturas para a Defesa Civil, cujo processo de financiamento pelo BNDES está em fase final de autorização.

 O trabalho das equipes consiste no atendimento diário de ocorrências diversas, de eventos que possam trazer risco às pessoas, tais como árvores com risco de queda, estruturas em risco de colapso, solapamentos, deslizamentos de terra e enchentes e, também, na prevenção de riscos. Dentre as atividades específicas estão o mapeamento de áreas críticas; vistorias e interdições preventivas; elaboração de planos de contingências em barragens, áreas de alagamentos e áreas de escorregamentos e movimentações de terra, e a Coordenação de Comitês para a Gestão de Planos de Emergência, no Município de São Paulo, para manutenção de hidrantes e emergências com vazamento de gás.