Programa Baixas Temperaturas da Prefeitura de São Paulo visa intensificar atendimento à população em situação de rua

Agentes da Guarda Civil Metropolitana participam da Operação abordando moradores em situação de rua e distribuindo cobertores

 O Programa Baixas Temperaturas foi criado em maio de 2009 e já ajudou mais de 20 mil pessoas, com o objetivo de zelar pela segurança e bem estar da população em situação de rua, durante os meses mais frios do ano.

Nos últimos dias, São Paulo enfrentou uma frente fria e bateu recorde de baixas temperaturas em 2019. Portanto, a Defesa Civil decretou estado de alerta, principalmente, nos dias em que atingiu a marca dos 12°C.

Por isso, desde o início do Programa, em 22 de maio, as equipes da Defesa Civil percorreram as ruas da Capital para distribuir cobertores às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Até o momento, já foram realizadas mais de 4 mil abordagens, com a distribuição de 3.800 cobertores, e 40 foram pessoas foram encaminhadas aos abrigos.

Agentes da Guarda Civil Metropolitana também realizam esse trabalho percorrendo as ruas da Capital e, se deparando com pessoas em situação de vulnerabilidade, promovem a entrega de cobertores. Inclusive, desde a data da implantação do programa Baixas Temperaturas, foram distribuídos 2.028 cobertores. A GCM também atua no apoio aos agentes públicos das áreas da saúde; assistência social e zeladoria.

O plano é coordenado de forma compartilhada entre as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Assistência e Desenvolvimento Social e Segurança Urbana. A ação conta, ainda, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde.