Guarda Civil Metropolitana apresenta seus equipamentos na ISC Brasil

Unidades Especiais da Corporação demonstraram sua metodologia tática de ações cotidianas

 Com o intuito de apresentar seus profissionais e equipamentos às entidades públicas e privadas, e aos visitantes em geral, a Guarda Civil Metropolitana participou da 14ª edição Feira e Conferência Internacional de Segurança – ISC Brasil, um dos maiores eventos do segmento da indústria de segurança no Brasil, que ocorreu no Pavilhão Azul, do Expo Center Norte, entre os dias 25 e 27 de junho.


Para a participação no evento, a GCM designou 78 agentes de suas Unidades Especiais: Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), Inspetoria de Apoio com Motocicleta (IAMO), Ambiental, e Inspetoria do Canil, que apresentaram ao público como é o campo de atuação, e como o agente deve se portar em suas operações diárias.


O Inspetor de Divisão Marcos Antônio Gomes, Comandante da IAMO, proferiu uma palestra sobre a nova modalidade de policiamento feito pela GCM, com o uso de patinetes. Este novo formato de patrulhamento, mais diversificado, visa coibir os crimes de oportunidade nas Avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima, e no Minhocão, tornando os agentes ainda mais próximos da população.


Além da exposição dos equipamentos, os integrantes do Canil fizeram demonstrações de agility - um treinamento específico com apresentações feitas por cães, e exibiram técnicas operacionais utilizadas pelas equipes, na prevenção e combate à criminalidade.

Durante os três dias de feira, também foram apresentados os principais programas da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. São eles:

Dronepol, que auxilia a GCM em ações de zeladoria na região da Nova Luz, em eventos com grande aglomeração de pessoas, em manifestações, e mapeamento de áreas de risco;
City Câmeras, que tem o objetivo de coibir a criminalidade, por meio de um sistema operacional que permite a integração de imagens, através de um canal de comunicação de dados da internet. Desta forma, as imagens são transmitidas em tempo real, para o Comando Geral da GCM, e para as Polícias Civil e Militar, numa prática de colaboração com os órgãos de segurança, em ações imediatas e investigações de delitos diversos;
SP+Segura, aplicativo que pode ser utilizado por qualquer cidadão, para facilitar o acesso à informação em tempo real. Com ele, os usuários podem avisar uns aos outros, e ao poder público, sobre ocorrências, como por exemplo, falta de luz, queda de árvore, pichação, ou qualquer tipo de delito.

Além de ter a participação da Guarda Civil Metropolitana, que representou a Prefeitura de São Paulo, a feira também contou com a presença de outros órgãos de segurança, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, e Guardas Municipais de outras cidades.