SMSU E GCM dão início a projeto piloto de prevenção ao descarte irregular de lixo e entulho em São Paulo

São ações educativas, preventivas e fiscalizatórias, iniciadas na região central da cidade.

 O projeto teve início, com base nos dados da Amlurb, parceira da GCM, que aponta que cerca de 20 mil toneladas de lixo são geradas por dia no município, e no mapeamento de 3.700 pontos viciados, feito pelos GCMs operacionais.

As Câmeras do CityCâmeras, o Dronepol e o SP+Segura, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana; as mídias sociais, como o Whatsapp e, os telefones 153 (GCM), 156 (Prefeitura de São Paulo) e 190 (Polícia Militar), serão as ferramentas que irão receber as denúncias dos GCMs operacionais, dos parceiros e da população.

“O descarte de lixo e entulho irregular causa transtornos à saúde da população, principalmente em época de chuva, e gera muito trabalho à administração municipal e à segurança urbana. O objetivo é aumentar a sensação de segurança do cidadão, melhorar a qualidade de vida, preservar o meio ambiente e contribuir para uma cidade mais limpa”, disse a Comandante Geral da GCM, Inspetora Superintendente Elza Paulina de Souza.

A ação prevê ainda, a distribuição de uma cartilha aos cidadãos, com dicas de telefones úteis, endereços dos ecopontos da Prefeitura de São Paulo e, de como usar o aplicativo SP+Segura, que foi lançado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e pode ser baixado pelo celular. Por meio dele, o cidadão pode, em tempo real, avisar sobre ocorrências policiais e fazer denúncias sobre o descarte irregular de lixo, entre outros crimes.

A série de ações envolve diversos parceiros: secretarias e órgãos municipais e estaduais (Polícias Civil e Militar, Bombeiros), igrejas, CONSEGs, iniciativa privada, e a população paulistana.