Guarda Civil Metropolitana é reequipada para reforçar suas operações

Novos equipamentos contribuem para melhorar ainda mais as atividades da GCM.

Guarda Civil Metropolitana é reequipada para reforçar suas operações

Novos equipamentos contribuem para melhorar ainda mais as atividades da GCM


Visando melhor desempenho das atividades operacionais da Guarda Civil Metropolitana, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana tem definido estratégias para ampliar a sensação de segurança na cidade e, uma das medidas, é a aquisição de novos equipamentos para fortalecer as ações da GCM.

Dentre os principais materiais estão os novos coletes balísticos e as pistolas GLOCK, que são fabricadas por uma empresa austríaca e que oficialmente é adotada pelo Exercito Austríaco.

As novidades estão aliadas à modernização e representam um aumento substancial na proteção dos guardas durante as operações e, igualmente, no combate à criminalidade. “A aquisição dos coletes 3A e das armas GLOCK elevam a valorização dos profissionais da área da segurança, tanto para aumentar a confiança do agente quanto no reflexo da sensação de segurança para a população”, explica o Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira.


Mais equipamentos, maior segurança.

O colete 3A é um equipamento de proteção individual-EPI, que proporciona ao agente de segurança uma proteção superior aos coletes utilizados anteriormente, por exemplo, têm uma resistência maior em relação à perfuração de projeteis disparados por armas de fogo. Outra vantagem é o colete com bojo, mais aderente e adaptado ao uso feminino, aliando conforto com a segurança necessária. Já foram recebidos 4.484 coletes.

Em relação às pistolas Glock, também é uma importante aquisição, pois são poucas as polícias que possuem esse tipo de armamento no Brasil. A GCM recebeu a doação destas 600 armas, com valor estimado em cerca de R$ 1 milhão, e que estão sendo utilizadas pelas equipes da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), Guarda Ambiental, Inspetoria de Apoio Motorizado e pelo Canil da Guarda.

Desde janeiro de 2017 até o momento, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) adquiriu diversos materiais (motos, veículos elétricos, viaturas, câmeras, drones, dentre outros). E esse é o resultado da importância da parceria público-privada para a cidade de São Paulo, onde todos ganham: a cidade, a prefeitura e, principalmente, a população.