Dronepol

Programa monitora diversas ações focadas na vigilância da cidade e desde o início do Programa foram realizadas 7.068 Operações, em 59.515 minutos de voo.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana lançou em maio de 2017, o programa DRONEPOL, pioneiro na gestão pública do Brasil, com a finalidade de reforçar as operações da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil, monitorando áreas de risco, invasões ambientais, locais com grande aglomeração de pessoas e auxiliando no combate à criminalidade.

Os drones são também empregados 3 vezes ao dia pela GCM,na Operação Redenção na Nova Luz, ampliando o poder de visão dos agentes para localizar esconderijos de drogas e pontos de tráfico, além de operações pontuais em apoio aos demais órgãos públicos, tendo o horário de funcionamento vinculado a demanda, podendo ocorrer de dia ou de noite dependendo da ação.


O Programa tem a sua disposição 33 drones de alta tecnologia equipados com câmeras de alta definição, sendo utilizados no policiamento e fiscalização, na Operação Redenção na Nova Luz, ampliando o poder de visão dos agentes para localizar esconderijos de drogas e pontos de tráfico, além de operações pontuais em apoio aos demais órgãos públicos, tendo o horário de funcionamento.O Programa tem a sua disposição 6 drones de alta tecnologia equipados com câmeras de alta definição, sendo 4 deles para o policiamento e fiscalização e outros 2 equipados com boias salva-vidas para auxiliar em salvamentos aquáticos nas represas de São Paulo. 

Referência em todo o País, o Dronepol em conjunto com a Escola Municipal de Administração – EMASP e com a Academia de Formação em Segurança Urbana, ministra o “Curso de Operação e Fiscalização de RPAS”, voltado à preparação de operadores de Drones ao público interno da Guarda Civil Metropolitana e para outras instituições policiais do Brasil, entre elas, Polícia Federal, Secretaria da Administração Penitenciária, Polícias Civis e outras Guardas Municipais. O Curso contém ainda aulas de legislação específica e procedimentos durante ações da atividade.

Ao total, são 33 operadores da GCM credenciados na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil),  formados por instrutores das empresas fornecedoras das aeronaves.