Site City Câmeras

Coletiva de Imprensa sobre o lançamento oficial do site City Câmeras

Foi lançado nesta terça-feira (11), o site (www.citycameras.prefeitura.sp.gov.br), com orientações à população e a empresas sobre como participar do programa. O site do City Câmeras será uma plataforma de monitoramento de segurança da cidade, reunindo imagens de todas as câmeras conectadas ao sistema.
O City Câmeras surgiu da necessidade de se aliar segurança, tecnologia e participação da sociedade e será uma importante ferramenta do poder público para detectar, prevenir situações de emergência na cidade de São Paulo. O principal diferencial é a participação da população. Para formar essa rede de monitoramento, além das câmeras dos órgãos públicos, serão utilizadas câmeras de segurança residenciais e as que estão instaladas em pontos comerciais. "A finalidade é criar a dificuldade para a prática do crime na cidade”, diz o secretário de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira.
Para participar do sistema, o munícipe deve contratar uma empresa de armazenamento de imagens em nuvem, o que possui custo inferior ao cobrado pelo armazenamento em gravadores. Além disso, as imagens ficam mais seguras na nuvem e não podem ser apagadas .Para aderir ao projeto é preciso estar atento se as câmeras atendem a certos requisitos técnicos que garantam qualidade das imagens, capacidade de envio e compartilhamento na rede de monitoramento da Guarda Civil Metropolitana. Quem participar do programa receberá um login e uma senha para acessar o sistema e visualizar a câmera que disponibilizou.
O modelo operacional do sistema permite a integração das imagens, que ficam armazenadas e são transmitidas para o Comando da GCM e Controle da Prefeitura por meio de um canal de comunicação de dados da internet, sendo possível a realização de uma triagem de ações que acontecem nas ruas e avenidas da cidade.