Coordenação do “De Braços Abertos” recebe prefeitos do Chile que ficam admirados com o sucesso do programa municipal

Coordenação executiva do programa explica à comissão de políticos chilenos detalhes da ação implantada por Haddad que beneficia 465 pessoas e é considerada modelo internacional

A coordenação executiva do programa De Braços Abertos recebeu a visita de prefeitos e secretários de cidades do Chile que vieram a São Paulo para conhecer o sucesso da ação, cujo objetivo é garantir direitos sociais às pessoas que se encontram em situação de rua na região central e que fazem uso abusivo de drogas, em especial o crack. O encontro ocorreu na sexta-feira (13 de maio)

A coordenação executiva do projeto é composta pelas secretarias municipais de Segurança Urbana, Assistência Social, Saúde, Trabalho, Direitos Humanos e Habitação. A recepção aos chilenos ocorreu no Comando-Geral da Guarda Civil Metropolitana, na Luz, Centro. É a segunda vez em menos de um mês que a coordenação executiva do De Braços Abertos recebe a visita de uma comissão internacional para apresentar o sucesso do programa. Em abril, o secretário municipal de Segurança Urbana e coordenador do projeto, Benedito Mariano, esteve com a Diretora de Relações Internacionais de Amsterdã, Holanda, Sra. Sabine Gimbrère.

À comissão de prefeitos e secretários chilenos, Mariano explicou em detalhes o funcionamento do programa. Para isso, foram usados slides com textos em espanhol e fotografias que retratam o cotidiano do programa, que beneficia 465 pessoas, dando a elas trabalho, moradia e alimentação. Cerca de 80% dos usuários do De Braços Abertos reduziram o consumo de crack, outros 80% passaram a fazer tratamento médico e 50% retomaram o contato com familiares.

Mariano também mostrou aos prefeitos e secretários chilenos a sala de situação, de onde guardas civis metropolitanos observam 24 horas por dia a movimentação dos usuários de crack na esquina das ruas Helvétia com Dino Bueno, principal ponto de consumo de crack na região da Luz atendida pelo programa. A GCM tem participação decisiva no De Braços Abertos com 250 guardas participando da ação.

Na exposição, Mariano fez questão de ressaltar que o De Braços Abertos é uma ação diferente de todas as outras já adotadas pelo Poder Público no combate ao uso de crack. “Talvez, o De Braços Abertos seja a trincheira mais visível da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica brasileira. É um programa interdisciplinar e matricial, construído e gerido por diversas secretarias municipais (Assistência Social, Habitação, Saúde, Trabalho, Direitos Humanos e Segurança Urbana). Não tem como foco a droga, mas o dependente que faz o uso abusivo dela”, disse Mariano.

Os chilenos ficaram admirados e entusiasmados com o que viram sobre o De Braços Abertos. Eles pretendem importar a metodologia do programa para cidades do país andino “Nós viemos a São Paulo para aprender maneiras de ajudar a diminuir esse flagelo que é o consumo de drogas em todas as cidades do mundo. Estou absolutamente seguro de que vamos aplicar a metodologia do De Braços Abertos em nossa cidade”, disse o prefeito de Chiguayante, José Antonio Rivas Villalobos. De acordo com o prefeito, a problemática do crack praticamente inexiste no Chile. “No entanto, o consumo de cocaína é intenso”, afirmou.

O prefeito de Huasco, Rodrigo Loyola Morenilla, ficou impressionado com os números do De Braços Abertos apresentados por Mariano. “As cifras mostram o quanto o programa tem sido bem-sucedido em sua implementação”, disse. O prefeito também destacou o fato do programa não ter caráter repressivo contra os usuários. “Trata-se de uma ação absolutamente exitosa, nova, que pode ser replicada em nossa cidade”, afirmou Loyola.