PREFEITURA DE SÃO PAULO

Unidade Ambiental da Guarda Civil Metropolitana salva 16 aves silvestres, na zona norte

Uma denúncia, na manhã de domingo (08), levou uma equipe da Base de Defesa Ambiental Cantareira a salvar pássaros silvestres, de diversas espécies de São Paulo e de outros estados do Brasil, que eram mantidos dentro de uma casa, na zona norte da cidade.

09/12/2019 19h17

 

 

 

Os GCMs Subinspetora Lúcia, Classe Distinta Fábio e 3ª Classe Nunes flagraram dois homens saindo de uma residência, na Vila Brasilândia, com duas gaiolas. Ao serem abordados, foi solicitada a documentação necessária para criar pássaros em cativeiro, mas os mesmos informaram não possuir.

 

Também foi visualizado pelos Guardas Ambientais, que no quintal haviam outras gaiolas. Após o morador permitir a entrada da equipe, 16 aves das espécies picharro, coleirinha baiano e paulista, foram resgatadas.

 

As aves foram encaminhadas ao Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAs), no Parque Anhanguera, para tratamento e depois serem soltas em seu habitat.

 

O caso foi encaminhado ao 72º DP. Os homens podem responder por crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais 9605/98.

 

Somente neste ano, foram resgatados pelo Serviço de Resgate de Animais Silvestres da Guarda Civil Metropolitana - Superintendência de Ações Ambientais e Especializadas, 2.351 animais silvestres vitimados pela pressão urbana e pelo tráfico.