Unidade Ambiental da Guarda Civil Metropolitana salva 16 aves silvestres, na zona norte

Uma denúncia, na manhã de domingo (08), levou uma equipe da Base de Defesa Ambiental Cantareira a salvar pássaros silvestres, de diversas espécies de São Paulo e de outros estados do Brasil, que eram mantidos dentro de uma casa, na zona norte da cidade.

 

 

 

Os GCMs Subinspetora Lúcia, Classe Distinta Fábio e 3ª Classe Nunes flagraram dois homens saindo de uma residência, na Vila Brasilândia, com duas gaiolas. Ao serem abordados, foi solicitada a documentação necessária para criar pássaros em cativeiro, mas os mesmos informaram não possuir.

 

Também foi visualizado pelos Guardas Ambientais, que no quintal haviam outras gaiolas. Após o morador permitir a entrada da equipe, 16 aves das espécies picharro, coleirinha baiano e paulista, foram resgatadas.

 

As aves foram encaminhadas ao Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAs), no Parque Anhanguera, para tratamento e depois serem soltas em seu habitat.

 

O caso foi encaminhado ao 72º DP. Os homens podem responder por crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais 9605/98.

 

Somente neste ano, foram resgatados pelo Serviço de Resgate de Animais Silvestres da Guarda Civil Metropolitana - Superintendência de Ações Ambientais e Especializadas, 2.351 animais silvestres vitimados pela pressão urbana e pelo tráfico.