GCM Ambiental participa de eventos da Semana do Meio Ambiente

Diversos temas foram abordados, como comércio irregular e resgate de animais silvestres e a importância de proteger os mananciais.

A Guarda Civil Metropolitana Ambiental, por meio do programa EDUCAM, participou de eventos em comemoração à Semana do Meio Ambiente, nos dias 5 e 6 de junho. Foram realizadas diversas atividades voltadas à preservação do meio ambiente, incluindo palestras e apresentações com drones.

No dia 5, as Unidades Ambientais de Capivari-Monos, Anhanguera, Náutica e Carmo participaram do evento Abraço Guarapiranga, promovido por organizações da rede de Olho nos Mananciais na Cidade de São Paulo, na Zona Sul da capital. Um grande abraço em torno da Represa Guarapiranga, com a participação de órgão públicos e sociedade civil, comemorou a data.

 No dia 6, além de apresentação de técnica vertical com cordas e outros equipamentos para a população que participou do evento na Zona Sul, houve exposição de fotos e armadilhas recuperadas no resgate de animais, equipamentos para o combate de incêndio. A GCM ainda fez apresentação com drones, que são utilizados na fiscalização diária em áreas de difícil acesso no entorno da represa.

Nas áreas de mananciais e represas da capital, a Guarda Ambiental atua na proteção de parques e áreas de preservação ambiental com rondas diárias, em conjunto com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, na fiscalização de embarcações na Represa de Guarapiranga, durante a Operação Verão.

A Unidade Ambiental Carmo também realizou palestras na ETEC de São Mateus, promovidas pela direção da ETEC Centro Paula Souza. Os temas foram apreensões de animais da fauna e flora silvestre, biopirataria e invasões em áreas preservadas e de riscos, áreas de mangues, APAs e construções irregulares.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio Divisão de Defesa e Vigilância Ambiental – DDVA. integra a política pública ambiental municipal voltada à preservação do verde na capital paulista e tem como foco cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, até ano de 2030.

A SMSU também faz parte da Operação Integrada de Defesa das Águas – OIDA, que visa à proteção e o monitoramento das áreas de interesse hídrico e ambiental localizadas no Município de São Paulo, regiões consideradas estratégicas para a segurança do abastecimento da população e à manutenção das condições climáticas e ambientais.