05 de abril é o Dia da Guarda Civil Metropolitana Feminina

Data foi comemorada ontem (04) na Câmara Municipal

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana comemorou, na tarde de segunda-feira (04),o Dia da Guarda Civil Metropolitana Feminina. O evento, que foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo, foi presidido pela vereadora Edir Sales, autora da Lei nº 16.227 de 29 de junho de 2015, que inseriu a data de 05 de abril no calendário municipal de celebrações.

A Secretária Elza Paulina de Souza representou o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes e a tarde contou também com a presença da Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy e do Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, Agapito Marques.

A solenidade teve homenagem, entrega de diplomas e de insígnias para 85 servidoras da Guarda Civil Metropolitana. A Inspetora de Divisão Silvia Mezzacapa da Silva Sousa foi escolhida a GCM do Ano, enquanto o prêmio de Guarda Civil Metropolitana Mais Nova foi para a 2ª Classe Mariana dos Santos Gomes Vital. A Inspetora de Divisão Paullete Del Rovere foi homenageada como a GCM Mais Antiga.

A premiação também contou com outras categorias, como Honra ao Mérito, Mulheres Guerreiras, Merecimento em decorrência de prática de ato relevante, Honra ao Mérito Excepcional e Destaque em razão de conduta importante. A honraria Amigas da Guarda foi concedida a cinco Guardas Civis Metropolitanas de outros municípios.

De acordo com a Secretária Municipal de Segurança Urbana e primeira Comandante mulher da GCM, Elza Paulina de Souza, "esta data é uma oportunidade única para celebrar mulheres corajosas e destemidas, que priorizam os valores da nossa Instituição e que ajudam a elevar a Guarda Civil Metropolitana como uma das principais forças de segurança urbana do país".

Ao todo, o efetivo feminino da Guarda Civil Metropolitana é composto por 1.556 servidoras.