Operação Delegada

A Operação Delegada é o trabalho voluntário, no qual os policiais em horários de folga atuam de farda e com equipamentos da PM na fiscalização de posturas municipais.

A Operação Delegada é realizada por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo para que agentes voluntários da Polícia Militar reforcem o policiamento na cidade durante suas folgas. O foco da atuação da Operação Delegada é combater o comércio de ambulantes irregulares nas ruas da capital.
A Atividade Delegada foi ampliada tanto no número de vagas como no trabalho a ser desenvolvido. As vagas são disponibilizadas por Comando de Policiamento de Área e a inscrição dos policiais é voluntária. A Atividade, que antes era realizada para combater o comércio ambulante ilegal, conta também com auxílio no combate à pichação, depredação, descarte irregular de lixo e qualquer atividade de responsabilidade da prefeitura.
Atualmente, a Operação Delegada conta com 964 vagas. O trabalho é voluntário, no qual os policiais em horários de folga atuam de farda e com equipamentos da PM na fiscalização de posturas municipais.