GCM próxima dos jovens

A GCM participa na educação e na prevenção para evitar o uso de drogas na juventude.

Uma das atribuições da Guarda Civil Metropolitana é a realização de rondas em escolas municipais. Porém, as atividades nesta área vão além da segurança. Com o aumento do uso de drogas no ambiente escolar, a GCM verificou a necessidade de abordar esse assunto tão delicado. Com a intenção de fazer com que as escolas e a sociedade criem ações preventivas e consciência contra o uso de drogas, a GCM de São Paulo, aplica nas unidades municipais o projeto GEPAD (Grupo de Educação e prevenção as Drogas). O objetivo é reduzir o número de usuários de drogas na juventude, através da prevenção e conscientização.

O GEPAD busca sensibilizar e conscientizar as lideranças de todos os segmentos da sociedade com o desenvolvimento dos programas de prevenção e auxílio. O projeto aplica informações para crianças, jovens e adultas quanto ao uso indevido de drogas e suas consequências. O trabalho é realizado em instituições de ensino municipal e o sucesso é tão grande que outras cidades metropolitanas como Mogi das cruzes e Embu das Artes, aderiram ao projeto, através de agentes multiplicadores da Guarda.

Os GCMs praticam atividades e projetos para fazer uma prevenção contra o uso de drogas. A proposta visa também sensibilizar os professores para a abordagem da questão e facilitar com que as famílias tenham diálogo com as crianças e jovens, assim desenvolvendo a espontaneidade e a autoestima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, em especial sobre a questão das drogas. Essa prática promove aproximação entre pais e filhos através de palestras educativas.

Os agentes de prevenção do GEPAD recebem treinamento e estão aptos a ministrar os projetos desenvolvidos pela instituição, como orientar e encaminhar dependentes químicos às Instituições e comunidades terapêuticas para realizem o tratamento necessário.

O GEPAD foi criado em 1994 e desde essa época vem desempenhado o seu papel perante a sociedade com seriedade e confiança de todos. O combate contra as drogas é constante e a GCM desempenha seu papel perante a sociedade de diversas formas e essa é uma das mais notáveis. Com eficiência e consciência a corporação consegue, cada vez mais, contribuir um pouco para uma parcela neste aspecto social tão importante.