Destacamento Náutico entra em combate contra ações irregulares em mananciais

Fiscalização é uma das principais atribuições da GCM

O destacamento Náutico, formado por agentes da Guarda Civil Metropolitana formados pela Marinha do Brasil e com especialização em cursos na área ambiental, tem a missão de fiscalizar atividades aquaviárias e impedir a entrada de embarcações irregulares na Represa do Guarapiranga.

A Represa do Guarapiranga, com áreas demarcadas para banhistas, chamadas de praias paulistanas, é considerada a segunda maior do município de São Paulo. Rica em fauna e flora é alvo de pesca irregular e caça predatória. As atribuições do Destacamento Náutico da GCM são: fiscalizar todos os tipos de embarcações, verificar documentações de condutores e orientar sobre os regulamentos da navegação e pesca na represa.

A fiscalização de pesca realizada pela Guarda, leva em consideração o período de Piracema, época em que há reprodução dos peixes de água doce. Por isso, as atividades de pesca ficam vetadas ou controladas de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Pesca e Secretaria do Meio Ambiente.

Outra atividade de suma importância é coibir moradias irregulares nas margens da represa. Inclusive, essa atividade pode parecer algo simples, mas pequenos detalhes são verificados, por exemplo, durante as rondas realizadas diariamente com as embarcações, ao notarem possíveis áreas de ocupação irregular, comunicam imediatamente a unidade mais próxima que envia uma viatura para a constatação minuciosa e inicio das providências.

Os guardas também inspecionam as ocupações irregulares que causam prejuízo promovendo desmatamento e despejando resíduos e esgoto no sistema hídrico da cidade. As ocupações irregulares, geralmente, se fixam em áreas de manancial o que é proibido por lei e, seus resíduos acabam sendo despejados nos mananciais, é comum observar lixo e sujeiras nas águas da represa, prejudicando a vida aquática e até mesmo as pessoas que consomem a água. Após detectarem, os agentes comunicam a Regional, que se encarrega da autuação e remoção. A fiscalização ocorre também por denúncias feitas pelo telefone 153.


REPRESA DE GUARAPIRANGA TAMBÉM CONTA COM USO DE DRONES


Gestão e tecnologia têm sido uma das importantes marcas da segurança na cidade de São Paulo nesta administração. Um dos diferenciais é o uso de drones que monitoram ações de policiamento preventivo, também são utilizados em eventos de grande aglomeração e auxiliam no mapeamento de áreas de risco e situações de catástrofes possuem uma nova função: ajudar no salvamento de vítimas de afogamentos. A técnica é aplicada na Represa de Guarapiranga e o local foi escolhido por ser uma região muito frequentada durante o período de verão. A estimativa é de que 15 mil pessoas frequentem a represa durante os dias de calor.

O lançamento aconteceu em janeiro de 2018 e o equipamento é utilizado com o objetivo de prestar o primeiro socorro até a chegada do Corpo de Bombeiros. “O equipamento aumenta a chance de sobrevida de uma pessoa e o que estamos fazendo é auxiliar o trabalho do resgate para salvar vidas”, relata o Rogério Peixoto, Coordenador do programa Dronepol, departamento responsável pelo trabalho realizado por drones na Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

Os drones também são fundamentais em diversas outras atuações, tanto da Defesa Civil quanto da GCM. O equipamento já realiza a atividade de capturar imagens difíceis de obter para auxiliar no policiamento, por exemplo, da região da Luz, além de avaliar áreas de risco, em especial, durante os períodos de chuva e possibilidade de escorregamento. “Outras partes importantes do monitoramento são analisar áreas de proteção ambiental e contribuir para ações dos guardas em parques municipais. O Dronepol representa mais um passo da atual gestão trazendo ganhos expressivos para a segurança da população de São Paulo", informa José Roberto Rodrigues de Oliveira, Secretário da Pasta.

O projeto segue todos os regulamentos necessários, como: trâmites de contratação de serviços, obediência às normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e treinamentos específicos dos agentes.