Base Móvel da GCM está na Mooca para receber armas da Campanha do Desarmamento

Uma Base Móvel da Guarda Civil Metropolitana estará posicionada hoje (5/11), sexta-feira (06/11) e sábado (07/11), das 9 às 17 horas, em a frente da Igreja Cristo Rei, na Mooca. A Base está lá para explicar à população sobre a Campanha do Desarmamento e também receber as armas das pessoas interessadas em entregá-las.
A Igreja fica localizada na Rua Maria Eugênia, uma Travessa da Celso Garcia.
 
Até agora a Guarda Civil Metropolitana recebeu 186 armas da Campanha do Desarmamento.
 
Para conferir os postos de recebimento das armas, acesse:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/campanha_desarmamento/index.php?p=11305

 
 
Campanha do Desarmamento

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) está participando mais uma vez da Campanha do Desarmamento na cidade de São Paulo. A idéia da Campanha é que quem possua uma arma a entregue voluntariamente, sem que a origem do objeto seja investigada. A pessoa ainda recebe uma indenização, que varia de R$ 100 a R$ 300 de acordo com o modelo da arma. A anistia para entrega das armas termina em 31 de dezembro.

Antes de entregar a arma, o proprietário deve retirar uma Guia de Trânsito, que permite que ele carregue a arma até o posto de entrega. A Guia pode ser obtida por meio do site da Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/ ou nos próprios postos de recolhimento. A Guia vale apenas para um dia.

Já com a Guia, o cidadão deve levar sua arma descaracterizada (desmontada) e descarregada até o posto de recolhimento. Uma dica é embrulhar a arma em papel de jornal ou colocá-la separada das munições, em uma caixa de sapatos. A arma será então recolhida e seu ex-possuidor receberá uma via da ficha de indenização, que deve ser guardada como prova de que a arma foi entregue.
 
A Campanha do Desarmamento 2009 é realizada por meio de um convênio entre a Prefeitura de São Paulo e o Ministério da Justiça, assinado no início deste mês.

 


(Texto: Gláucia Arboleya)