Inspetoria do Canil

Saiba mais sobre o Canil da GCM

A Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana foi criada pelo Decreto Municipal 39.636, de 21 de julho de 2000, e seu trabalho é voltado para o policiamento preventivo e comunitário. Atualmente, a Inspetoria conta com 54 GCMs e 27 cães de raças variadas, dentre elas pastor-belga-malinois, pastor-alemão, pastor-holandês, pastor-belga groenendael, labrador retriever, border collie, braco alemão e sem raça definida (SRD).

Na Inspetoria, os cães são separados em três grupos: policiamento e detecção, que atuam em ações policiais da GCM, bem como em ações de busca e salvamento, em conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos de segurança pública; atividades assistidas por animais, com apresentação em escolas e interações entre os animais e a comunidade; e intervenções assistidas por animais em ambiente hospitalar, nas quais a prática da cinoterapia está inserida.

As sessões de cinoterapia auxiliam nos tratamentos médicos a pacientes de geriatria e oncologia do Hospital do Servidor Público Municipal, na Vergueiro, Zona Central de São Paulo. As atividades visam contribuir para uma recuperação mais rápida dos pacientes e seguem critérios e agendamentos definidos pelas equipes médicas do HSPM. Entre 2018 e 2021, foram realizadas 36 sessões; já em 2022, foram 23.