Telefones Úteis

Caso aconteça alguma emergência, você munícipe, saberá como proceder e para quem ligar?

Nós, da Defesa Civil do Município de São Paulo, listamos quatro telefones emergenciais que podem ser acionados em caso de emergência, são eles:

Defesa Civil – 199
Polícia Militar – 190
Bombeiros – 193
SAMU – 192

Esses telefones podem ser acionados em qualquer situação emergencial, porém, muitas pessoas em uma situação desconfortável, acabam dificultando o atendimento e o acionamento das equipes de emergência. Abaixo, seguem algumas dicas que devem ser utilizadas, tornando o socorro mais rápido e eficiente.


Ao telefonar:

  • Fique calmo – Caso o munícipe esteja nervoso, a comunicação pode ser prejudicada e o entendimento do caso mais demorado, atrasando, assim, o acionamento da equipe.
     
  • Identifique-se fornecendo o nome e o telefone de contato – Assim que o atendente receber a ligação, de imediato, informe seu nome e o telefone para contato. Caso a ligação seja perdida, o atendente terá condições de retornar a ligação para o munícipe.
     
  • Diga exatamente o que está acontecendo – É primordial que seja informado o que realmente esteja acontecendo no local para que seja determinado o nível de emergência da ocorrência.
     
  • Informe se há vítimas. Havendo, forneça precisamente o número de pessoas – Fornecendo o número exato de pessoas, o atendente aciona o número de equipes necessárias para o atendimento.
     
  • Forneça corretamente o endereço e, se possível, uma ou mais referências – Quanto mais precisa for a localização passada, mais rápido a equipe chegará ao local. Por isso, informe o maior número de referências possíveis e o endereço, com numeral, corretamente.