Defesa Civil de São Paulo promove primeiro exercício simulado em área de risco na capital

A ação teve como objetivo capacitar equipes de resposta e preparar a comunidade para enfrentar de forma adequada situações de emergência.

 

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil – COMDEC promoveu, no último dia 22 de outubro, o primeiro Exercício Simulado Incêndio e Evacuação em Área de Risco. A ação foi realizada na Comunidade Vila Monumento, no Ipiranga, Zona Sul da Capital.

Para o exercício, foi simulado um incêndio no terceiro pavimento da edificação, com uso de bombas de fumaça e efeitos sonoros. O fogo ocorreu devido a um curto-circuito; com o alastramento das chamas e a formação de fumaça, a comunidade se mobilizou para acionar os órgãos competentes.

“Simulados como este estão previstos na Lei 12.608/2012 e são importantes não apenas para os munícipes, mas também para as equipes da Defesa Civil e outros órgãos públicos, pois garantem maior amparo à comunidade e fortalecem a relação entre as pessoas e a Prefeitura”, declarou a Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza.

A Comunidade fica localizada em um antigo prédio do INSS e a construção tem uma área aproximada de 606m², com três pavimentos superiores e um térreo. A estrutura abriga 64 famílias, totalizando 161 pessoas; destas, 13 são idosos, 58 crianças, duas pessoas com deficiência e uma gestante. No terreno, há também 24 animais de estimação (cães, gatos e aves).

“O objetivo foi capacitar as equipes de resposta na execução de ações de emergência e validar o Plano de Contingência. Dessa forma, conseguimos avaliar, em tempo real, o que pode e deve ser feito durante uma situação de emergência, e também preparar as comunidades para desastres a partir de um cenário de risco”, explicou o Coordenador Geral da COMDEC, Joel Malta de Sá.

Ao todo, 50 agentes da Defesa Civil participaram do simulado. Antes da realização do evento, a Defesa fez um treinamento, durante três meses, com os moradores do edifício, a fim de prepará-los para lidar com uma situação emergencial real.

Participaram do simulado as Secretarias Municipais de Segurança Urbana, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social e de Habitação, SAMU, Cruz Vermelha, COMDEC, Corpo de Bombeiros, Centro de Controle de Zoonoses, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, UBS, Companhia de Engenharia de Tráfego, Sabesp, Enel e Comgás. O evento terá também apoio de entidades como Instituto Embelezze, Premium Auto Shopping, APROM Engenharia Industrial, Raízen Combustíveis, Comgás, Anclivepa e ONGs.

Plano de Contingência

O Plano de Contingência é a primeira etapa de gerenciamento de crise e é realizado ainda em situação de normalidade. Trata-se de um planejamento preventivo cujo objetivo é minimizar os impactos de uma adversidade inesperada, como o incêndio simulado na Vila Monumento. Inclusive, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, por meio da Lei 12.608/2012, menciona em seu Art.8º que compete aos Municípios “realizar regularmente exercícios simulados, conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil”.

A Divisão de Prevenção da Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC) realiza um trabalho contínuo de monitoramento das áreas de riscos geológicos e hidrológicos na cidade de São Paulo, por meio de mapeamentos e relatórios com base em informações de diversos órgãos, de modo a acompanhar o dinamismo da ocupação urbana na metrópole paulista.

Atualmente, 500 áreas de risco geológico foram mapeadas, com uma estimativa de 179.340 moradias nesses locais. Dessas áreas, 23 deixaram de ser monitoradas por atingirem condição de estabilidade e não apresentarem mais riscos, representando 3.453 moradias fora de risco. O mapeamento de risco hidrológico está em andamento, sendo 144 áreas mapeadas até o momento, com 13.743 moradias estimadas.