Defesa Civil realiza entrega de novos mapeamentos de áreas de risco geológico

11 Subprefeituras de São Paulo receberam o estudo

Nesta sexta-feira (11), os Diretores de Defesa Civil de 11 Subprefeituras de São Paulo receberam o mapeamento de áreas de risco geológico de suas regiões. O estudo foi desenvolvido pela Divisão de Prevenção, da Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e já contemplou 22 Subprefeituras no total.

As Subprefeituras contempladas foram: Butantã, Capela do Socorro, Guaianases, Jaçanã/Tremembé, Lapa, São Miguel Paulista, Parelheiros, Pirituba/Jaraguá, Perus, Sapopemba e Vila Prudente.

Em janeiro desse ano, a COMDEC já havia entregue o estudo para as Subprefeituras de Aricanduva/Formosa/Carrão, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Ipiranga, Itaquera, Itaim Paulista, Jabaquara, Vila Maria/Vila Guilherme, Penha, Santo Amaro e Santana/Tucuruvi.

Até o final do ano, é previsto a conclusão do trabalho, entregando o mapeamento para seis últimas Subprefeituras restantes: Cidade Ademar, Campo Limpo, Casa Verde, Freguesia do Ó/Brasilândia, M’Boi Mirim e São Mateus. Vale destacar que Mooca, Pinheiros, Sé e Vila Mariana não possuem áreas de risco.

O que são os mapeamentos de áreas de risco?

O mapeamento de risco geológico consiste na avaliação e classificação das áreas suscetíveis aos processos de escorregamento de encosta e solapamento de margem de córrego.

Para elaboração do mapeamento, os técnicos da Defesa Civil pesquisam informações e dados técnicos sobre as áreas de risco, realizam vistorias de campo e acompanham a obtenção de imagens inclinadas, através de sobrevôo com drones e helicóptero.

Após toda a coleta de dados, as informações são compiladas em um relatório técnico que contém a caracterização das áreas, mapas, imagens oblíquas e fotos de chão. Também são recomendadas medidas estruturais e não estruturais, a fim de minimizar ou eliminar o risco das comunidades vulneráveis.
Além disso, a delimitação das áreas é feita em Sistema de Informação Geográfica (SIG), o que possibilita uma posterior disponibilização dos dados a todos os interessados, no portal Geosampa da Prefeitura de São Paulo.