Parceria entre COMDEC e TRANSPETRO na prevenção de emergências em São Paulo

Defesa Civil Municipal, juntamente com outros órgãos, elaborou o Plano de Gestão de Riscos Relacionados a Oleodutos

A Defesa Civil do Município de São Paulo estruturou o Plano de Gestão de Riscos Relacionados aos Oleodutos que transportam derivados de petróleo na capital paulista. Atuaram no trabalho, técnicos e especialistas em segurança e contingência da Transpetro; da Companhia Ambiental de São Paulo - CETESB; Câmara Temática Metropolitana para Gestão de Riscos Ambientais (CTM-GRA); Companhia de Engenharia de Tráfego - CET; Polícia Militar do Estado de São Paulo e Corpo de Bombeiros; Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP; Enel Brasil e Companhia de Gás de São Paulo - Comgás.

O plano acentua as estratégias a serem aplicadas pelos órgãos envolvidos, direta ou indiretamente, na resposta a emergências e desastres relacionados às faixas de dutos (como a ruptura e vazamento nas tubulações subterrâneas que conduzem combustíveis e gases inflamáveis), constituindo um processo permanente de integração dos órgãos em torno da gestão desses riscos. Os dutos representam o modal mais eficiente e seguro de transporte e movimentação de petróleo e derivados, desde que não haja intervenção de terceiros, e para isso o plano foi criado.
Todas essas ações buscam aperfeiçoar possíveis cenários e mitigar emergências relacionadas aos oleodutos. A COMDEC, por meio de seu corpo técnico, realizou levantamentos preliminares, mostrando que o plano deverá contemplar aproximadamente 50 comunidades na Região Metropolitana de São Paulo.

O Centro de Controle Integrado - CCOI também tem papel fundamental. Através dele, as respostas às eventuais emergências ficam mais fáceis, criando um contato direto com a Transpetro, a qualquer hora do dia ou da noite, para o rápido acionamento dos órgãos públicos, concessionárias e demais entidades.

O gerente setorial de Segurança Operacional da área de São Paulo e Centro-Oeste da Transpetro, Fabio Kirschbaum, comentou no Portal da Petrobrás, a ação da Defesa Civil: “Por meio desse plano, a Defesa Civil da Região Metropolitana de São Paulo se tornou mais uma frente de comunicação nas eventuais ocorrências na faixa de dutos, com o papel de inspecionar e reportar suspeitas, denúncias feitas por integrantes de comunidade sobre possíveis intervenções de terceiros”.