Geóloga da Defesa Civil Municipal participa de curso em Angola

Camila utilizou ótica da experiência em São Paulo para contribuir na cidade de Luanda

Entre os dias 16 e 20 de março de 2020, a geóloga Camila Duelis Viana, da Coordenação Municipal de Defesa Civil - Divisão de Prevenção (DPREV), participou como instrutora do curso de formação sobre “Elaboração e Implementação de Planos de Contingências”, na cidade de Luanda, em Angola, a convite do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, daquele país. O programa, que terá duração total de três meses, visa capacitar formadores em matéria de planejamento, gestão de riscos e desastres públicos, relacionados com os Planos de Contingências, para que atuem como disseminadores de informações e conhecimentos.

 
O módulo ministrado pela servidora durante os cinco dias teve como tema a “Gestão de Risco e o Planeamento do Programa de Riscos”. As aulas ocorreram em uma das sedes da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), em Luanda. Sob a ótica da experiência da Prefeitura de São Paulo, incluindo suas inovações e desafios, foram discutidos assuntos como governança e mapeamento de riscos, formulação de medidas de prevenção, engajamento comunitário, planos preventivos e sistemas de monitoramento e alerta. Foram feitas aulas expositivas intercaladas com dinâmicas de grupo, com o objetivo de fomentar a discussão de como adaptar as práticas brasileiras de defesa civil no contexto de Angola.
 
“O evento teve um papel importante na troca de conhecimento entre os países, através dos debates e análises reflexivas, e serviu para estabelecer canais de comunicação e cooperação na temática da gestão de riscos, principalmente considerando que os países enfrentam desafios similares em seus próprios contextos”, relatou Camila. 
 
O curso foi ministrado a 48 alunos, entre técnicos, diretores e chefes de departamento, de 21 ministérios.