Como agir em caso de alagamento

Os alagamentos ou inundações acontecem pelo acúmulo de águas da chuva, por conta da ineficiência de absorção pelo solo e também por falta de escoamento

Além disso, outros fatores contribuem para as inundações: desmatamento de encostas, assoreamento dos rios, acúmulo de lixo em bueiros e rios, insuficiência da rede de galerias pluviais e pavimentação de ruas e construção de calçadas, assim, reduzindo a superfície de infiltração.

Durante a inundação é necessário tomar algumas precauções, ao sinal de água subindo, como por exemplo: colocar documentos e objetos de valor, em sacos plásticos; deixar móveis, eletrodomésticos, produtos de limpeza e alimentos fora do alcance das águas, e também desconectar os aparelhos elétricos da tomada.

Antes de deixar a casa, feche portas e janelas, feche os registros de água e gás, e se possível, acione a companhia elétrica para o corte de luz do local. Os animais de estimação também sofrem com as águas, por isso, garanta a segurança de seus bichos. Procure não entrar em contato com as águas, pois elas podem estar contaminadas.

Outras dicas importantes são: não cruzar pontes, ruas ou avenidas alagadas; para estacionar, sempre busque lugares altos, águas de inundações são pesadas e violentas, mesmo que você saiba nadar. tenha ciência que, apenas 15 cm de água em movimento pode derrubar uma pessoa e 30 cm de água é o suficiente para arrastar veículos. Caso esteja fora de casa, abrigue-se em locais seguros (escolas ou empresas) e avise sua família, que está em segurança.

Medidas que devem ser adotadas, após o desastre:
Não voltar à residência, até as águas baixarem e o caminho estar seguro; procurar por trincas e estufamentos nas paredes, para verificar se sua casa não corre risco de desabar.

Na hora da limpeza, use botas e luvas de borracha; bebidas e alimentos que tiveram contato com águas de inundação, devem ser descartados; também devem ir para o lixo equipamentos elétricos que tenham sido molhados; itens sujos por lama ou lixo, tem de ser desinfetados.