Defesa Civil de São Paulo trabalha para prevenir desastres

Cursos capacitantes para seus agentes são uma das apostas da Defesa Civil Municipal para manter o munícipe em segurança

 A Defesa Civil do município de São Paulo vem organizando e promovendo em 2016 diversas palestras educativas sobre suas atividades, com foco na prevenção e nos sistemas de alerta para autarquias, fundações e organizações privadas.

Outra frente de trabalho é por meio do Comitê Municipal de Mudança do Clima e Ecoeconomia e Grupos de Trabalho de Transporte, Energia, Construções, Uso do Solo, Resíduos e Saúde, no qual os participantes tratam da importância das políticas públicas com olhar voltado à prevenção, envolvendo as três esferas de poder.

De acordo com o geólogo Ronaldo Malheiros, “os gestores, em vez de trabalhar a causa, devem pensar em diretrizes políticas, com olhar preventivo, como forma de operacionalizar mais rapidamente as tomadas de decisão, bem como ouvir as sugestões das comunidades, principalmente a população que vive nas áreas de risco”.

A capacitação de seus agentes, como prevenção de ameaças e assistência às vítimas, é mais uma frente de atuação da Coordenadoria de Defesa Civil da Cidade de São Paulo. São palestras, oficinas e cursos, que estão acontecendo desde agosto de 2014, tais como: curso Saúde, Proteção e Defesa Civil, em parceria com SMS e SME, para professores da rede municipal de ensino; o 3º Congresso da Sociedade de Análise de Riscos Latino Americana, experiências nas bacias do Aricanduva, Jacu e Itaquera, na Zona Leste; Cursos e Simulados da Companhia Nitro Química (Produtos Químicos); Simulado da COMGÁS, Primeiros Socorros, entre outros.