Comitê e Gestão de Situações de Baixas Temperaturas se reúne

Reunião teve como objetivo discutir medidas para agilizar o atendimento a moradores em situação de rua

 O encontro ocorreu na manhã de segunda-feira (24), no Centro Integrado de Ações, na Bela Cintra, e foram discutidos os procedimentos técnicos e operacionais, nos quais cada setor, dentro da sua atuação permitida por lei, possa atuar de forma rápida no atendimento daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade nas ruas e o devido encaminhamento aos equipamentos municipais.

O Plano de Contingência para Baixas Temperaturas, decretado pela Prefeitura de São Paulo, teve início em 16 de maio e se estenderá a 16 de setembro. No plano, está previsto que os órgãos entram em ação quando o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decreta estado de atenção (entre 13ºC e 10ºC) ou de alerta (abaixo de 10ºC) para baixas temperaturas. O CGE, responsável pela divulgação dos boletins metereológicos, dispara os boletins de criticidade para a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), que aciona os demais órgãos, em especial a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS), responsável pela mobilização de suas equipes e veículos para atender e encaminhar moradores de rua para abrigos da cidade.

Milton Persoli, coordenador-geral da Defesa Civil de São Paulo, comandou o encontro, que teve também as participações da Central de Atendimento Telefônico da COMDEC e do CCOI (199), a Companhia de Engenharia de Trânsito (CET), a Guarda Civil Metropolitana (GCM), o CAPS, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Gerenciamento de Emergências - São Paulo (SAMU), entre outros.