Monitoramento de ocorrências agiliza a atuação do poder público e permite a transmissão de informações para a população

O Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) monitora 24 horas por dia as ocorrências da cidade de São Paulo, tanto por meio de informações registradas pela equipe da SMSP quanto daquelas repassadas por outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), São Paulo Transportes (SPTRANS), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), Defesa Civil, entre outros. Em 2013, foram registradas mais de 33.600 ocorrências.

Os registros emergenciais são repassados, via SMS, para as autoridades e órgãos envolvidos em cada caso, tendo em vista medidas e soluções no menor espaço de tempo possível. E, desde março de 2013, também são disponibilizadas à população, no canal oficial da Prefeitura no Twitter @saopaulo_agora, as informações reunidas pelo Centro. Entre as situações emergenciais abordadas estão alagamentos, desabamentos, incêndios, solapamentos, quedas de árvores, buracos em vias, entre outras críticas.

No primeiro ano da gestão, o CCOI passou a ser considerado a Central Oficial de Monitoramento da PMSP, possibilitando a integração da Municipalidade e o acionamento entre órgãos responsáveis em ocorrências críticas.

Houve, ainda, uma importante transformação no monitoramento de ocorrências: a Central de Zeladoria, antes localizada no prédio da sede da SMSP, foi incorporada ao CCOI, no Prédio da CET Central. A medida possibilitou um melhor acompanhamento da cidade – considerando que os técnicos operacionais possuem vasta experiência em monitoramento e tratativa de situações emergenciais. Antes, a Zeladoria era responsável pelo monitoramento dos piscinões através de câmeras e pelo gerenciamento de ocorrências não críticas.

A partir disso, os piscinões passaram a ser monitorados principalmente através do auxílio de vigilantes 24 horas, como ocorre no Aricanduva 5, Inhumas, Pantanal/Jardim Romano, Pedreira, Rincão, Cedrolândia, Maria Sampaio, Sharp, Aricanduva 1, entre outros. Além disso, agentes de campo do CCOI e das Subprefeituras realizam vistorias e monitoramento aéreo (sobrevôos) periodicamente em todos os locais, elaborando relatórios e fotos de cada um.

Acompanhe as principais ocorrências da cidade pelo Twitter @sãopaulo_agora