Campanha do desarmamento

Guarda Civil Metropolitana trabalhando para uma cultura de paz


A iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), órgão responsável pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) teve inicio em 2009 e tem como foco a prevenção de mortes por arma de fogo. Em nove anos foram entregues à corporação 9.750 armas.

A população pode fazer a entrega de armas e munições em 28 inspetorias da Guarda Civil Metropolitana espalhadas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo.

O que é preciso saber?
As unidades da Guarda Civil Metropolitana orientam para que o cidadão se dirija às inspetorias no horário comercial, devido a guia de trânsito ou seja, para o cidadão transportar a arma ou munições é necessário portar a guia emitida pela Polícia Federal.

 

• Não é preciso se identificar e nem dizer de onde veio a arma.
Portar arma é crime, portanto lembre-se de imprimir a guia que trânsito que autoriza o transporte da arma até o posto de entrega.
• Separe a arma da munição e embale de forma que impeça o uso imediato.
• A indenização varia de R$ 150 a R$ 450, dependendo da arma.
• Armas de brinquedo, armas de fabricação caseiras e munições também devem ser entregues, mas não há previsão de indenização para estes itens.
• No posto, você cadastrará uma senha e receberá um recibo, com isto poderá sacar sua indenização em qualquer caixa do Banco do Brasil 24h após a realização da entrega.
 

Mais informações ligue 153