Guardiã Maria da Penha


O Programa Guardiã Maria da Penha da Secretaria Municipal de Segurança Urbana é uma parceria entre a Secretaria com o Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID), do Ministério Público e da Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.

Criado em 06 de julho de 2014, o programa é voltado à proteção da mulher paulistana, em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da Guarda Civil Metropolitana, prevenindo e combatendo todas as formas de violência, física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

Tem por objetivo monitorar o cumprimento das normas penais que garante sua proteção e a responsabilização do agressor, além de proporcionar acolhida humanizada e orientação das vítimas, quanto aos serviços municipais disponíveis.

Em 08 de março de 2019, o Prefeito da Cidade de São Paulo inaugurou a Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais – IDMAS, da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo para prestar apoio as Delegacias de Defesa da Mulher – DDM e auxiliar na garantia de atendimento qualificado e acolhimento humanizado de proteção à mulher.

Desde o início do programa, foram atendidas 3.596 mulheres e 58.656 rondas foram realizadas. Atualmente, 611 mulheres estão cadastradas no sistema e sendo assistidas.  Guardas Civis capacitados realizam visitas periódicas aos lares dessas mulheres e garantem o cumprimento das medidas protetivas. O efetivo destinado para o programa é de 49 servidores e 9 viaturas.

 A sede da IDMAS fica na Rua da Augusta nº 10 – Consolação - São Paulo/ SP – CEP – 01305-000.