Vacina Rotavírus Humano G1P [8] (Atenuada)

  

Prevenção: Rotavírus Humano G1P [8]

Indicação: A partir de dois meses.

Esquema vacinal: Duas doses, aos 2 e 4 meses, com intervalo mínimo de quatro semanas. 

Nota - Idade para administração da 1ª dose: A primeira dose pode ser aplicada a partir de 1 mês e 15 dias (seis semanas) até três meses e quinze dias de idade. O esquema vacinal não pode ser iniciado em crianças com mais de 3 meses e quinze dias de idade.

Nota - Idade para administração da 2ª dose: A segunda dose pode ser aplicada a partir dos três meses e quinze dias até no máximo sete meses e vinte e nove dias de idade, respeitando-se o intervalo mínimo de quatro semanas da primeira dose.

Nota - Nenhuma dose administrada fora dos prazos recomendados deve ser repetida.

Nota - As crianças alimentadas, mesmo que com leite materno, podem ser vacinadas normalmente com vacina rotavírus humano G1P[8] (atenuada), não havendo necessidade de intervalo entre a administração e as mamadas ou refeições. Não administrar nova dose da vacina se houver regurgitação ou vômito após a mesma. 

Disponível em:

Cuidados antes, durante a após a vacinação: Seguir as recomendações em relação às contraindicações gerais das vacinas

Eventos adversos mais comuns: Efeitos mais intensos ou quaisquer outras alterações, deverão ser avaliados por profissional de saúde capacitado, para a investigação e tratamento adequados.

Todos os eventos deverão ser notificados pelos serviços de saúde (notificação ESAVI)

Contraindicação: A vacina está contraindicada em malformação do trato digestivo não corrigida, imunodeficiência combinada grave (SCID) e história prévia de intussuscepção.

Nota - gida, imunodeficiência combinada grave (SCID) e história prévia de intussuscepção. Nota – Filhos de mães que vivem com HIV, desde que assintomáticos e sem sinais de imunossupressão, poderão receber a vacina. Comunicantes de pacientes portadores de imunodeficiência também poderão receber a vacina.

Nota - A vacina deve ser adiada nas crianças com vômitos intensos e/ou diarreia grave, observando-se cuidadosamente a idade máxima para administração das doses.

Nota - A alergia ou intolerância à proteína do leite de vaca não contraindica a administração da vacina rotavírus.