Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico

Notificação compulsória

 PASSO A PASSO PARA NOTIFICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO

1º Passo - Preenchimento da FICHA DE NOTIFICAÇÃO/INVESTIGAÇÃO - AT BIO- SINAN 

 

Preencher adequadamente os campos, seguindo as Instruções de Preenchimento da Ficha de AT BIO, com especial atenção para:

  • Campo 6 - Nome completo do consultório/clinica/hospital notificador e Código = Nº do Cadastro Nacional de estabelecimento de Saúde (CNES). Pesquise o código no site: https://cnes.datasus.gov.br/
  • Campo 31 (OCUPAÇÃO) é de preenchimento obrigatório
  • Campo 34, 35, 37, 38, 39, 40, 41, 42 – identificação da empresa - devem estar preenchidos corretamente
  • Campo 36 – atividade econômica – preencher com base na tabela do CNAE;
  • Assinalar os campos 48, 51, 52, 53, 54, 55, 58 adequadamente.
  • Observações: identificar em que unidade de saúde será realizado o acompanhamento do trabalhador no período indicado pelo protocolo. 

 

 

Após o preenchimento, salvar a ficha no seu computador.

 2º Passo - LOCALIZAR A UNIDADE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (UVIS) DE REFERÊNCIA DO SERVIÇO DE SAÚDE (consultório/clínica/hospital/SESMT)  

Utilizar a ferramenta “Busca UVIS” - Clique aqui

3º Passo - ENVIAR A FICHA DE NOTIFICAÇÃO/INVESTIGAÇÃO – SINAN PARA A UVIS DE REFERÊNCIA

A ficha de notificação/investigação - SINAN preenchida e salva no seu computador deve ser enviada para o e-mail da UVIS de referência do Serviço (consultório/ clínica/ hospital/ SESMT)

No assunto do e-mail colocar: FICHA DE NOTIFICAÇÃO/ INVESTIGAÇÃO – SINAN de ACIDENTE DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO AO MATERIAL BIOLÓGICO e o nome do Serviço de saúde (consultório/ clínica/ hospital/ SESMT).

ATENÇÃO! Ao enviar a ficha de notificação, certifique-se de que o endereço de e-mail está correto, pois os dados da ficha são confidenciais!

4º Passo – A UVIS DE REFERÊNCIA ENVIA O NÚMERO DA FICHA DE NOTIFICAÇÃO/INVESTIGAÇÃO – SINAN PARA IDENTIFICAÇÃO DO CASO

  • Após o recebimento da ficha de notificação/investigação - SINAN, a UVIS retornará o contato em até 03 dias úteis para informar o número da notificação, caso todos os dados da ficha estejam corretamente preenchidos.
  • Se a ficha apresentar algum dado que não tenha sido preenchido corretamente ou esteja em branco, inviabilizando assim o encerramento do caso e emissão do número da notificação, a UVIS entrará em contato solicitando a complementação desses dados.

5º Passo - informar periodicamente a UVIS resultados dos exames realizados conforme indica o protocolo: após 30 e 90 dias para HIV; após 90 e 180 dias

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a UVIS de sua região! 

 

Observações:

QUAIS CASOS DEVEM SER NOTIFICADOS?

Todos os casos de ACIDENTE DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO independente do vínculo empregatício.  

QUAL A DEFINIÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO?

 

Todo caso de acidente de trabalho ocorrido com quaisquer categorias profissionais, envolvendo exposição direta ou indireta do trabalhador a material biológico (orgânico) potencialmente contaminado por patógenos (vírus, bactérias, fungos, príons e protozoários), por meio de material perfurocortante ou não.

 

Saiba mais sobre Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico

 

 Veja abaixo a legislação pertinente: