Qualidade do ar em ambientes internos

Fontes de poluentes do Ar Interno

Embora existam inúmeros poluentes do ar interno, podemos classificá-los como segue abaixo:

1- Agentes biológicos: concentrações excessivas de bactérias, vírus, fungos, ácaros, pelos de animais e pólen podem resultar de uma inadequada manutenção e limpeza do ambiente, além de inadequado controle da umidade e presença de fontes de água e vetores, que se dispersam pelo ambiente carregando agentes microbiológicos. Podem ser provenientes de, por exemplo, bandejas de condensação, torres de resfriamento, umidificadores, serpentinas de condicionadores, roedores, aves, vasos de terra com plantas, tapetes, cortinas, dentre outros.
Os bioaerossóis constituem a microbiota dispersa no ar (fungos, bactérias, algas, vírus, entre outros). Quando presentes no ar interno, esses microorganismos podem causar irritações, alergias, doenças e outros efeitos tóxicos
O indivíduo é contaminado por via aérea quando o agente microbiano é inalado e retido no trato respiratório em local propício ao seu desenvolvimento.
Fatores como a imunidade do indivíduo, a dimensão das partículas, a profundidade da penetração e a dosagem mínima do agente capaz de provocar a doença, são fatores ligados à infectividade  (ROSA e DE MELO LISBOA,2005).
Segundo a legislação (RE n°9, de 16 de janeiro de 2003, ANVISA) nos ambientes internos não podem existir fungos e bactérias patógenos pois, mesmo alguns agentes comumente encontrados nas pessoas em extremos de faixa etária ou com algum tipo de doença pré-existente crônica (Diabetes Mellitus, Asma), a conseqüência pode ser fatal.

2- Agentes químicos: fontes de poluentes químicos (gazes e vapores) incluindo emissões de produtos utilizados nos prédios (lojas de mobiliários, reprografia, lojas de animais, cabeleireiros, podólogos, etc), além daqueles originados de atividades de pintura ou utilizados como adesivos ou produtos de combustão.

3- Material particulado (Partículas - Não biológicas): As partículas são sólidos ou líquidos não biológicos, suficientemente leves para serem suspensas no ar. Poeiras, sujidades que podem ser provenientes do edifício ou da área externa. As partículas também podem ser produzidas por atividades que ocorrem nos edifícios como: construção, lixar madeira, uso de drywall, impressão de documentos e operação de equipamentos.(11)

 

 

Presença de alguns poluentes no ar e doenças e agravos à saúde