Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul

7 de setembro

O incentivo para a redução da poluição do ar e seus efeitos receberam impulso, no dia 07 de setembro de 2020, no qual foi comemorado o primeiro Dia Internacional do Ar Limpo para um céu azul.

Essa data foi adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2019, cuja observância é facilitada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que destaca a necessidade urgente de promover ações para melhorar a qualidade do ar.

O primeiro Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul foi marcado por uma série de eventos ao redor do mundo.

 “Em todo o mundo, nove em cada dez pessoas respiram ar impuro. O alcance deste desafio requer ação determinada por parte de governos, empresas e comunidades para acabar com a dependência de combustíveis fósseis em favor de energias renováveis, limpas e acessíveis”, disse o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

 Os gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos aceleram a crise climática, prejudicando a saúde e a qualidade de vida das pessoas, além de tornar o futuro menos seguro para as próximas gerações.

 O Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul visa maior cooperação internacional a nível global, regional e sub-regional. Tem por objetivo fortalecer a solidariedade global, bem como para aumentar as ambições e o ímpeto político para ações contra a poluição do ar e as mudanças climáticas. Algumas medidas estão pautadas como: aumento da coleta de dados sobre a qualidade do ar, pesquisas conjuntas, desenvolvimento de novas tecnologias e o intercâmbio das melhores práticas.

 “Muitos governos já tomaram medidas para alinhar as políticas de saúde, poluição do ar e clima. Agora é a hora de repensar como organizamos nossas sociedades, nossas cidades, nosso transporte e como cozinhamos ou aquecemos nossas casas – pelo bem da saúde" – Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS.

 

Saiba mais:

Notícia: Primeiro Dia do Ar Limpo demanda ação global para combater a poluição do ar