Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 2 de Maio de 2024 | Horário: 16:45

COVISA promove atividade de formação em Saúde do Trabalhador para o Controle Social

O evento é uma alusão ao dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e tem como tema condições inadequadas de trabalho

 

Coordenadoria de Vigilância em Saúde do município de São Paulo e convidados na Atividade de formação em Saúde do trabalhador

 

            Na ultima segunda-feira (29), a Coordenadoria de Vigilância em Saúde do município de São Paulo (COVISA), por meio da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVISAT), realizou uma Atividade de Formação em Saúde do Trabalhador para o Controle Social. O evento aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e teve como enfoque os Canais de Atendimento às denúncias sobre condições inadequadas no trabalho.

 

            A atividade foi planejada em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que é comemorado no dia 28 de abril. O principal objetivo do evento foi apresentar o funcionamento dos canais de atendimento de denúncias pertinentes a condições inadequadas de trabalho, aos conselheiros dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST). O evento mostrou quais os fluxos e os tipos de demanda relacionadas aos canais de atendimento de denúncias pertinentes a condições inadequadas de trabalho.


            Constituem-se situações sujeitas a denúncia na Vigilância em Saúde do Trabalhador aquelas que tem um potencial de causar danos à saúde do trabalhador, como acidentes, doenças adquiridas no ambiente de trabalho e condições inadequadas para realização do ofício. As situações que se enquadrem nesses requisitos podem ser denunciadas no canal 156, da prefeitura do município de São Paulo. Para mais informações clique aqui.


            O evento aconteceu das 8 as 12 horas e foi mediado pelo Dr. Mario Rubens, médico e diretor da DVISAT/COVISA. A atividade contou também com a presença do grupo teatral Instituto Hyppolito para performar situações envolvendo condições inadequadas de trabalho.


           Participaram do evento também o Coordenador da COVISA, Luiz Arthur Vieira Caldeira e a convidada Dra. Luciene Aguiar, Coordenadora Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT/MS), que participou da atividade online. Realizaram palestras na atividade o Dr. Patrick Maia Merisio, Procurador do Ministério Público do Trabalho de São Paulo; a Dra. Rosane Jacy Fretes Fava, membro da Ouvidoria do SUS (156); e a Sra. Ivonildes Ferreira, Coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador.
 

collections
Galeria de imagens