Nota de solidariedade e apoio às Autoridades Sanitárias

Município de São Paulo

Nesta terça-feira (04/10), durante uma inspeção de rotina a um estabelecimento comercial na região norte da cidade, lamentavelmente uma equipe técnica da Unidade de Vigilância em Saúde – UVIS Santana/Tucuruvi, no cumprimento do dever de proteger a saúde da população paulistana, ao detectar graves infrações sanitárias, que colocavam em evidente risco a saúde pública, interveio de imediato, sendo agredida fisicamente, com o desfecho de uma Autoridade Sanitária atingida por disparo de arma de fogo.

Após o ocorrido, a técnica foi atendida em um hospital da região, passa bem, e recebeu alta hospitalar, todas as medidas administrativas cabíveis foram adotadas.

Em que pese tratar-se de um fato isolado, A COVISA vê com muita apreensão essa ocorrência, nessas décadas de atuação da Coordenadoria de Vigilância em Saúde – COVISA na defesa diária da saúde pública da cidade de São Paulo.

Sendo assim, a COVISA externa total solidariedade às servidoras envolvidas e demais autoridades sanitárias que indiretamente também foram atingidos por tamanha violência.

A COVISA considera gravíssimo o ocorrido e, repudia veementemente qualquer ato de agressão ou violência praticado contra os servidores que estejam no exercício de suas funções profissionais ou não.

 Acesse aqui a Nota de Solidadriedade  

Vigilância em Saúde

O Sistema Municipal de Vigilância em Saúde, tem por missão promover e proteger a saúde da população mediante ações de prevenção, redução e eliminação do risco e de agravos à saúde, num vasto campo de atuação, compreendendo as atividades de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância em Saúde do Trabalhador e Vigilância de Zoonoses, sendo responsável por implementar, coordenar, capacitar e supervisionar as ações de vigilância em consonância com as políticas públicas e estratégias relativas à prevenção de riscos à saúde da população no Município de São Paulo, o que representa um grande desafio em razão da complexidade e diversidade das atividades desenvolvidas.

Tal compromisso com a cidade de São Paulo, só é possível tendo em vista a habilidade, conhecimento técnico, dedicação, profissionalismo e comprometimento de profissionais de saúde que compõem este Sistema de Vigilância.

Dentre as diversas atividades executadas pelas Autoridades Sanitárias da Capital, estão as inspeções sanitárias a estabelecimentos diversos, como os que manipulam e comercializam alimentos. Nessas inspeções os técnicos da Vigilância Sanitária verificam as condições, documentais, estruturais, de organização higiene e limpeza, com objetivo de garantir segurança alimentar dos cidadãos paulistanos, evitando intoxicações alimentares e demais riscos à saúde pública.