Meio Ambiente em Foco

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de sete milhões de pessoas morrem no mundo, anualmente, por conta da poluição do ar.

Notícias mostram que florestas são desfalcadas todos os dias. Cada vez mais lixo é produzido e descartado indevidamente. Veículos circulam pelas ruas, progressivamente, com apenas uma pessoa dentro. Ações humanas como essas contribuem para uma degradação mais rápida do ecossistema e, provocam o aquecimento global, afetando mais que apenas o meio ambiente.

Com o aumento da poluição atmosférica e oceânica, poda excessiva de árvores e acúmulo de lixo, todos os Seres Vivos que habitam o Planeta Terra sofrem com consequências nocivas para a saúde vital. A fim de alertar a população para a importância de se conscientizar sobre os danos causados ao meio ambiente e as consequências que potencialmente iremos enfrentar no futuro, datas comemorativas foram instituídas ao redor do mundo.

No mês de setembro, contamos com o Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio (16), Dia Nacional da Árvore (21), Dia Mundial da Limpeza (21) e Dia Mundial sem Carro (22), para nos lembrarmos de cuidar do nosso planeta.

16 de Setembro – Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio
A camada de Ozônio tem grande importância na Estratosfera, pois age como um filtro, protegendo os Seres Vivos da Terra, dos raios ultravioleta irradiados pelo Sol. Porém, algumas substâncias quando emitidas podem destruí-la, como o CO2 proveniente da queima de combustíveis fósseis e gases CFC, presentes no plástico e em aerossóis, causando um buraco e o afinamento dela.
O Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio foi criado pela ONU e visa conscientizar a importância desta camada e formas de evitar a sua destruição. Este dia foi escolhido, pois é a data em que diversos países assinaram o Protocolo de Montreal, comprometendo-se a substituir as substâncias danosas à Ozonosfera.

Ajude a reduzir a emissão de gases poluentes:

  • Mantenha eletrodomésticos sempre limpos e em bom estado;
  • Diminua o uso de ar condicionado;
  • Dê preferência ao uso de transportes públicos e carona;
  • Descarte pilhas e baterias em lugares específicos;

21 de Setembro – Dia Mundial da Limpeza e Dia Nacional da Árvore
O Dia Nacional da Árvore é celebrado no Brasil. Destaca a importância de nossas florestas e árvores, que favorecem a umidade do ar, produzem oxigênio, oferecem sombra e diminuem a temperatura do ambiente.


Dê a sua contribuição para o Planeta:

  • Plante mudas de árvore;
  • Apoie movimentos contra o desmatamento;
  • Participe de ações de reflorestamento;
  • Utilize folhas de rascunho e papel reciclado;

Também neste dia, cidadãos de 150 nacionalidades se unem para realizar ações de limpeza em suas cidades, praias e parques. A data reúne voluntários a fim de reduzir e recolher resíduos poluentes, descartados de forma inadequada no meio urbano.

A COVISA, junto a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, apoia as ações referentes ao Dia Mundial da Limpeza.

Para participar do Dia Mundial da Limpeza, organizado pela ONG “Limpa Brasil”, acesse este link e inscreva-se.

Participe você também:

  • Não jogue lixo em locais inadequados, como rua, areia, rios e oceanos;
  • Ao ver um lixo na rua, se possível, pegue e coloque numa cesta de lixo próxima;
  • Conscientize as pessoas à sua volta da importância de não poluir o meio ambiente;

22 de Setembro – Dia Mundial Sem Carro
O excesso de veículos em uso contribui para o aumento da poluição na atmosfera, configurando-se como um problema de saúde pública. Relaciona-se diretamente com problemas respiratórios, mortalidade infantil e de idosos e câncer de pulmão. As emissões produzidas por veículo liberam gases tóxicos no ar, como óxidos de nitrogênio (NOx), óxido de enxofre (SO2), gás carbônico (CO2), principal gás de efeito estufa e ozônio (O3).
O Dia Mundial Sem Carro propõe uma reflexão no dia 22 de setembro, acerca da dependência estabelecida e do uso excessivo de veículos, de modo que os cidadãos repensem o uso e busquem soluções de locomoção alternativas e sustentáveis, utilizando o carro apenas em casos de extrema necessidade.

O Programa de Vigilância em Saúde Ambiental de Populações Expostas à Poluição do Ar (VIGIAR) realiza uma ação em relação à população sob risco de exposição à poluição veicular, presente no Município de São Paulo, adere e incentiva o engajamento dos Munícipes às ações do “Dia Mundial Sem Carro/World Car Free Day”.

 Conheça mais sobre o Programa Vigiar.