28 de setembro - Dia Mundial de luta contra raiva

Prefeitura de São Paulo vem apresentando um progressivo controle da raiva humana

A raiva é uma doença infecciosa que causa distúrbios no Sistema Nervoso Central, caracterizado por um quadro de encefalomielite. Pode atingir a todos os mamíferos, incluindo, o homem, sendo, portanto uma zoonose.

A transmissão ocorre quando o vírus da raiva presente na saliva do animal infectado penetra no organismo através de mordeduras, arranhaduras ou por contato da saliva em feridas, mucosas e conjuntiva.

Em São Paulo, a doença tem vários hospedeiros, sendo os cães o principal transmissor da enfermidade no meio urbano. Porém, os morcego não hematófagos, ou seja, morcegos que não se alimentam de sangue, e sim de insetos, frutos ou néctar e flores; têm apresentado um problema emergente nas áreas periurbanas.

No mês de setembro, contamos com o Dia Mundial de Luta Contra a Raiva (28), para lembrarmos de sempre nos prevenir contra a doença. A Prefeitura de São Paulo oferece a vacina contra a raiva, gratuitamente, o ano todo em 14 Postos Fixos Permanentes (veja aqui).

Algumas medidas preventivas:

  • Vacinar cães e gatos anualmente contra raiva;
          
  • Em caso de agressão por animais a lesão deve ser lavada com água e sabão imediatamente;
     
  • Em caso de agressão por cães ou gatos, mesmo vacinados, a vítima deve procurar atendimento médico e o animal deve ser observado por 10 dias. Se o cão / gato adoecer, morrer ou desaparecer nesse período os Serviços de saúde e de Zoonoses deve ser notificado;
     
  • Nos casos de agressão por outros mamíferos como cavalos, animais silvestres e em especial morcegos É MUITO IMPORTANTE que a vítima procure atendimento medico imediatamente. Nesses casos não haverá observação do animal
  • Nunca tocar ou manipular diretamente morcegos que, eventualmente, entrem ou apareçam caídos no chão, colocar sobre o mesmo uma caixa, balde ou pano, de forma que não possa fugir e ninguém (pessoa ou animal) tenha contato;
     
  • Quando do encontro de morcegos em situações atípicas (caídos no chão, adentrando em edificações, entre outros) informe imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses, através do telefone 156.

      Para mais informações acesse o portal COVISA.