Saúde da capital prorroga vacinação contra a gripe para toda população acima dos 6 meses de idade por tempo indeterminado

Objetivo da ampliação é aumentar a cobertura vacinal

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), prorroga por tempo indeterminado a vacinação contra influenza na cidade de São Paulo para toda população acima dos 6 meses, a partir desta quinta-feira (1). O objetivo da ampliação é atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura contra a gripe.

“A prorrogação é mais uma oportunidade àqueles que ainda não foram se imunizar contra a doença. A vacinação é um gesto de cuidado, proteção e a melhor forma de prevenção contra as doenças”, afirma o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Desde o início da campanha nacional, que começou no dia 10 de abril, a capital já aplicou 1.729.422 doses. Inicialmente, foram imunizados apenas grupos prioritários, como idosos com mais de 60 anos de idade; crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); imunossuprimidos; indígenas; profissionais da saúde; profissionais da educação; pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades; profissionais de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbano e de longo curso; profissionais portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e do sistema prisional; e população privada de liberdade, incluindo adolescentes em medidas socioeducativas foram imunizados. Desde o dia 15 de maio toda a população maior de 6 meses de idade está elegível para a imunização contra a doença.

Para conscientizar os cidadãos, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) divulga constantemente informações oficiais relacionadas à segurança e eficácia do imunizante. Além disso, os agentes comunitários de saúde orientam os munícipes a buscarem a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a manterem suas cadernetas atualizadas.

A vacinação contra o vírus influenza acontece em todas as UBSs, com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que atendem das 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados. Os munícipes podem procurar a UBS mais próxima de sua residência pela plataforma Busca Saúde.