Dia Nacional da Saúde

05/08

No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data é uma homenagem ao médico brasileiro Oswaldo Cruz, pioneiro nos estudos de doenças tropicais e da Medicina experimental, além de responsável pela conquista da obrigatoriedade da vacinação no Brasil.


A saúde é um assunto de suma importância, que deve ser tratado diariamente e com a seriedade que merece. A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) disponibiliza em seu site uma página com as doenças e os agravos mais comuns da população, com informações sobre as doenças e prevenção, por exemplo: Influenza, Arboviroses e o próprio Coronavírus.


É essencial lembrar que hábitos saudáveis mais gerais podem ajudar a evitar uma série de doenças comuns. Então, procure dar atenção aos cuidados com a higiene pessoal, praticar atividade física, ter uma alimentação saudável e manter um equilíbrio entre a saúde mental e a corporal. Não se esqueça de fazer um check-up médico regularmente.


Como o médico homenageado, Oswaldo Cruz, a COVISA também destaca a importância da vacinação  na saúde de todos em uma página com links para o calendário vacinal e outras instruções tanto para o público geral quanto para os profissionais da saúde.