Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho

27 de julho

Texto: Bruna M. Habiro
Revisão: Cristina J. Câmara

No dia 27 de julho de 1972 foi instituído o Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho. A data é um símbolo da luta por melhores condições de trabalho, principalmente quanto à saúde e segurança do trabalhador.

Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, que conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho, o município de São Paulo registrou 334.370 notificações de acidentes de trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) no período de 2007 até 2018. O setor de atendimento hospitalar notificou, entre 2012 e 2018, 378.305 casos espalhados pelo país, com destaque para técnicos de enfermagem, com 174.253 notificações.

A prefeitura de São Paulo possui a Divisão de Vigilância de Saúde do Trabalhador (DVISAT), que trabalha na vigilância, promoção e prevenção dos acidentes, doenças e agravos relacionados ao trabalho. O DVISAT disponibiliza orientações diversas para a população, como quais situações se encaixam em Acidentes de Trabalho e quais são os descuidos que podem vir a causar acidentes no ambiente de trabalho.

Além disso, espalhados pela cidade de São Paulo, existem 6 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRTS) e o Tribunal Superior do Trabalho com o Programa Trabalho Seguro, que busca diminuir os números de acidentes no ambiente profissional.

 

- Localize aqui o CEREST mais próximo de você