Acidentes de Trabalho com Máquinas

Alerta para o cuidado com estes acidentes

 

Texto: Bruna M. Habiro
Revisão: Cristina J. Câmara

No Município de São Paulo, em 2018, foram notificados 4.164 acidentes de trabalho que citavam máquinas e equipamentos como agentes causadores, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. Pensando nesse número, fica evidente a importância dos profissionais estarem sempre protegidos e cientes dos perigos que as máquinas podem oferecer.

Os trabalhadores das indústrias, especialmente de linhas de produção, são bastante suscetíveis a acidentes com máquinas, por isso é fundamental que todos estejam cientes dos riscos e conheçam as orientações que os ajudam a prevenir os acidentes.

No site da Divisão de Vigilância de Saúde do Trabalhador (DVISAT), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) de São Paulo, são ilustrados os principais riscos que as máquinas podem trazer para os trabalhadores, além das orientações para prevenção coletiva.

Também há uma Norma Regulamentadora (NR) sobre a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos para assegurar melhor condição de trabalho para quem vai operar essas máquinas. A NR-12 veio da Portaria 3.214, de 1978 e teve sua redação alterada na Portaria 916, de 2019.