Inspeções sanitárias na CEAGESP

Ações visam intensificar a segurança alimentar durante a pandemia de COVID-19.

Texto: Rafaela C. de Campos
Revisão: Luis Henrique M. Ferreira

Com o objetivo de intensificar e monitorar o controle da segurança dos alimentos comercializados na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - CEAGESP, a Vigilância Sanitária da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) realiza rotineiramente as inspeções sanitárias, orientando o permissionário da CEAGESP sobre a necessidade de implementar e manter boas práticas de armazenagem e comercialização em suas dependências.

Devido à pandemia do novo coronavírus, desde o início de abril, considerando-se que a manutenção das atividades no Entreposto é fundamental para a saúde da população e economia do país, a equipe de Vigilância Sanitária intensificou a realização de inspeções na CEAGESP, de forma que orienta todos os envolvidos na comercialização dos alimentos, de modo a evitar a propagação do vírus aos funcionários, colaboradores e frequentadores em geral.

Após trabalho de orientação da COVISA, foi observado durante as inspeções a disponibilização de álcool em gel na portaria do entreposto para higienização das mãos, aumento do número de funcionários responsáveis pela varrição e uso de caminhões pipa para limpeza com água e solução de hipoclorito de sódio, área de transbordo com menor acúmulo de resíduos. As lojas de produtos diversos, por exemplo, de celulares e vestuário encontravam-se fechadas. Os bares, lanchonetes e restaurantes abertos apenas para a entrega, sem consumo no local eos sanitários estavam com sabonete líquido.

Devido ao feriado do dia das mães, e a retomada do comércio das flores, no mês de maio foi realizado inspeções sanitárias na feira livre que acontece aos finais de semana, para verificar se as medidas preventivas contra a propagação do coronavírus estavam sendo adotadas pelos comerciantes e público. Constatou-se o uso de máscaras pelos colaboradores, distanciamento das barracas e disponibilização de álcool em gel para higiene das mãos.

Além disso, diante da pandemia do novo Coronavírus, foi elaborada nota técnica contendo as recomendações para o comércio atacadista de alimentos. Veja aquia nota Técnica nº 03/DVPSIS/COVISA/2020.