Vigilância Sanitária monitora Intituições de Longa Permanência de Idosos em SP

Ação é desenvolvida no contexto da pandemia de COVID-19

Texto: Rafaela C. de Campos
Revisão: Luis Henrique M. Ferreira

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde  informa que desde o início da pandemia pelo novo coronavírus as ações de fiscalização nas Instituições de Longa Permanência para Idoso (ILPI) tornaram-se prioritárias devido à alta taxa de mortalidade na população de idosos por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

 

 

As ações são feitas pelas equipes técnicas das Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) e monitoradas pela Divisão de Vigilância em Produtos de Serviços de Interesse à Saúde da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (DVPSIS/COVISA). Todas as ILPI cadastradas na Vigilância já foram inspecionadas por equipes técnicas conjuntas da Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

A Secretaria Municipal da Saúde vacinou contra o vírus influenza os idosos institucionalizados, e as equipes técnicas das regiões intensificaram a busca ativa de instituições clandestinas, para que todos os idosos do município fossem incluídos na cobertura vacinal e para que as instituições não licenciadas fossem inspecionadas pela vigilância sanitária.

Para prevenção da COVID-19, a COVISA elaborou um protocolo específico para as ações sanitárias nas ILPI e encaminhou manuais informativos referentes a biossegurança. Os estabelecimentos que apresentaram problemas relacionados a prevenção do coronavírus foram orientados a reorganizar os espaços físicos e processos de trabalho, para garantir os protocolos estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Mais informações acesse o portal do coronavírus